Saiba como cada cidade está se preparando e qual a programação para o dia 02 de novembro.
A semana começa movimentada nos cemitérios de todo o país: é a preparação para o Dia de Finados, celebrado em 02 de novembro. É uma semana em que as famílias se reúnem para lavar os túmulos e deixar tudo organizado para no dia da celebração levar flores, acender velas e rezar para o entes queridos. Na maioria das cidades do Litoral Norte, os preparativos começaram ainda na semana passada com a manutenção dos cemitérios por parte do poder público.
O Dia de Finados é uma celebração que foi disseminada pela Igreja Católica, quando no ano de 998 o monge beneditido Odilo (ou Odilon) de Cluny autorizou o clero a dedicar um dia de orações aos que morreram. Segundo historiados, o dia de finados foi escolhido para ser logo após o Dia de Todos os Santos, justamente para que as pessoas pudessem rezar para o que estariam no “purgatório” ascendessem ao “paraíso”, assim como os Santos. Mas o costume de rezar ou cultuar os mortos é bem mais antigo, e pode ser encontrado em estudos sobre diversas civilizações pelo mundo.
Saiba mais sobre a preparação e a programação para o dia de finados em cada cidade:
Itajaí
No Cemitério da Fazenda, em Itajaí, o trabalho de manutenção é constante, mas foi intensificado nos últimos dias. Segundo a Secretaria de Obras foram instalados quatro reservatórios de água de 5 mil litros cada para auxiliar a população na limpeza dos túmulos. O portões estão abertos à população das 7h às 19h. Para os dias 01 e 02 de novembro os portões serão fechados para os carros. A Codetran – Coordenadoria de Trânsito e a Guarda Armada vão atuar na sinalização, organização e orientação aos visitantes.
O Cemitério da Fazenda, fundado em 1938, tem 77 mil metros quadrados. Ao todo são quase 10 mil, sepulturas, além 4 mil gavetas. A quantidade de pessoas enterradas no local é incerto.
Além do cemitério central, Itajaí tem também outros oito cemitérios sob responsabilidade do poder público, onde a manutenção também já está sendo feita. No bairro Espinheiros, o cemitério tem 13 mil metros quadrados, e cerca de 5 mil sepulturas. Os portões ficam abertos à população das 7h ás 18h.
Os outros cemitério são os chamados seculares, são bem menores e ficam em comunidades do interior.
Balneário Camboriú
Em Balneário Camboriú o único cemitério da cidade, o Cemitério Municipal da Barra, passou por uma grande transformação nos últimos anos. Quase sem espaço, desde 2017 o município vem trabalhando para reorganizar o local. Desde então foram mais de 700 processos de exumação de túmulos abandonados, abrindo vagas para novos sepultamentos, e construção de ossuários para armazenar os restos mortais.
Para amenizar o problema de vagas para sepultamento, no início deste ano foi entregue a obra do “Cemitério Vertical”, instalado na parte do anexo 2. São três blocos com capacidade para 377 lóculos. O sistema conta com uma estação de tratamento de efluentes. Outra novidade foi a construção de um Cruzeiro/ Velário, um espaço onde os visitantes poderão prestar suas homenagens a seus entes queridos.
Para o dia de Finados, a prefeitura vai disponibilizar um espaço para realização de missas, onde serão instaladas tendas, cadeiras e banheiros químicos. Até o momento temos três missas agendadas: às 8h, às e as 15h. O espaço ficará montado à disposição de todas as congregações religiosas. Durante essa semana o horário de abertura dos portões será das 7h30 às 18h, e nos dias 01 e 02 de novembro das 7h30 às 19h.
A orientação é que as famílias não acendam velas sobre os túmulos, e que levem vasos furados e sem pratinhos para evitar o acúmulo de água.
Camboriú
Em Camboriú, está sendo realizada limpeza, com retirada de lixos e entulhos, roçagem e pintura nos Cemitérios Municipais do Centro e do Jardim das Acácias, no bairro Rio do Meio. Também foi colocada pedra brita no chão, para evitar lama. O cemitério da Vila Conceição também recebeu uma equipe de limpeza.
A partir desta segunda-feira (25), equipes de endemia da Secretaria de Saúde estarão nos cemitérios orientando a comunidade sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do Aedes Aegypti. O objetivo e evitar acúmulo de água nos recipientes que possam acumular. No dia 02, o horário de funcionamento dos cemitérios será das 7h às 19h.
Navegantes
Em Navegantes, a Secretaria de Obras está orientando os moradores e visitantes do Cemitério Municipal, sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão da dengue, febre amarela, zika e chikunguya.
Além disso, o município reforça que existem algumas regras para colocação de vasos e floreiras, e que os materiais que estiverem em desconformidade serão retirados.
Alguns cuidados que devem ser tomados:
- Utilize sempre recipientes com furos que permitam a vazão da água, mesmo que as flores sejam artificiais;
- Mantenha o nível de areia até a borda, evitando o acúmulo de água;
- Retire o invólucro de celofane, aquele ‘papel decorativo' que embrulha o vaso ou buquê, que, por ser impermeável, favorece o acúmulo de água.
Com informações das Assessorias de Imprensa dos Municípios