Quarta-feira, 29 de maio de 2024
Geral

Temporada de verão: começam ações para garantir abastecimento de água na região

Em Penha e Camboriú, melhorias no sistema devem evitar falta de água.

Camboriú - SC, 21/10/2021 17h00 | Por: Redação | Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

A Concessionária Águas de Camboriú apresentou nesta semana melhorias no sistema de distribuição e reservação de água para a temporada de verão. O objetivo é evitar a falta de água durante a estação mais quente do ano, além de conscientizar os moradores sobre o uso correto da água.

Segundo Gabriel Fasola, gestor operacional da Águas de Camboriú, além das 20 bombas pressurizadoras espalhadas por diferentes pontos, a cidade vai instalar outros três equipamentos até o final do ano. Tudo isso para minimizar ao máximo o risco de desabastecimento, apesar da previsão de estiagem para a região.

A campanha do Plano Verão será realizada em três fases. A primeira, que iniciou em outubro, e segue até o final de novembro, busca levar informação através das mídias e do programa Saúde Nota 10 sobre a importância de limpar casas e piscinas antes do verão, providenciar a reservação compatível ao tamanho do imóvel e divulgar a oportunidade de quitar débitos com a concessionária em condições diferenciadas através do retorno do programa Zera Dívida.

Na fase 2, será intensificada a importância do consumo consciente, principalmente em períodos de alto consumo, como Natal, Ano Novo e Carnaval. Já a fase 3 representa a finalização do plano com a divulgação de resultados e de dados operacionais de distribuição de água.

Para o superintendente da Fucam – Fundação do Meio Ambiente de Camboriú, o Plano Verão da Águas de Camboriú traz uma expectativa positiva de como será a temporada. “O sistema se encontra normalizado, mas a prevenção é necessária frente à possibilidade de estiagem. Esperamos um verão sem desabastecimento e que a população seja atendida em sua plenitude”, observa Valmor Dalago.

Águas de Penha

A concessionária Águas de Penha está automatizando os 11 poços tubulares de grande profundidade do município (artesianos) que compõem o sistema de abastecimento da cidade. Gabriel Fasola, gestor operacional da concessionária, explica que o objetivo da automação é ter maior controle operacional e segurança hídrica. Com a automação, a concessionária terá informações em tempo real da vazão, pressão de saída e tempo de operação dos poços no Centro de Controle Operacional (CCO). “Desta forma conseguimos visualizar o volume de água que está sendo disponibilizado para a população de forma mais precisa”, destaca.

 

publicidade

Além disso, as equipes da concessionária podem atuar de forma preventiva, caso seja identificado algum tipo de alteração no funcionamento. As melhorias fazem parte do plano de investimentos da concessionária para preparar o sistema para a temporada de verão. Os 11 poços estarão 100% automatizados até novembro.

Foto: Divulgação Águas de Penha

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.