SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Aprenda a acumular milhas >FAZER O CURSO!
Sábado, 24 de fevereiro de 2024
Geral

Um dos primeiros alunos retorna ao Mauá: “Abriu um caminho importante para o bairro”, diz Arary

Depois de 78 anos de sua inauguração, o pediatra dr. Arary Cardozo Bittencourt retorna ao edifício onde funcionou o colégio Mauá, que foi sua primeira escola.

Tubarão, 22/11/2021 22h08 | Atualizada em 22/11/2021 22h25 | Por: Lara Silva | Fonte: Rádio Cidade Tubarão
Foto: Prefeitura de Tubarão

Um dos primeiros alunos do antigo colégio Visconde de Mauá, em Oficinas, Arary Cardozo Bittencourt, de 86 anos, pode visitar o local e relembrar toda a sua história. O médico pediatra, que trabalhou na cidade por 57 anos, relata que, devido às condições econômicas da época, tinha dias em que precisava ir descalço para a escola. “Era bem pertinho, embora não fosse uma estrada, era um caminho com muita lama. Eu não tinha sapato, os tênis eram bem simples e, em dia de chuva, os tamancos escorregavam. Íamos descalço, sujava tudo. O bairro era muito simples e o Grupo Mauá chegou como uma inovação, abriu um caminho importante. Acredito que, depois da Ferrovia, a coisa mais importante para o bairro foi o Mauá”, aposta.

Naquele tempo, Arary diz que eram quatro anos de primário e mais dois anos de complementar. “Eu lembro da inauguração, quando o governador veio. As professoras eram moças do Centro da cidade. Elas ensinavam muito a gente a escrever, faziam pequenos trabalhos e colocávamos na parede. Era como se fosse um jornal. Até hoje eu lembro, a gente fazia um esforço para ficar bonito, escolhia um tema bom”, relembra.

publicidade

Quando questionado sobre o lugar preferido da escola, o pediatra não pensa muito. Foi na biblioteca do Mauá que Arary aprendeu a amar a literatura. “Eu li, praticamente, tudo o que tinha lá dentro. Eles deixavam levar para a casa. Aquilo me ajudou muito, abriu a visão, no sentido de que não existe apenas o que a professora ensina. Até hoje, eu valorizo muito. Acabei até escrevendo dois livros. Toda essa base está lá no Mauá”, finaliza.

Hoje, o edifício está reformado e adaptado para receber o Centro de Educação Infantil Thereza da Silva Rosendo, que será inaugurado em fevereiro do próximo ano.

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.