A cooperação foi idealizada pelo Programa de Pós-graduação em Direito da Unesc; primeira aula virtual com alunos das três universidades foi realizada nesta segunda (18).
A Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) deu início nesta semana a parceria firmada com a Universidade Autônoma de San Luis Potosí (UASLP) no México e com a Universidade Autônoma Latino-americana (Unaula) de Medellín, na Colômbia. A colaboração entre os programas de pós-graduação das instituições de ensino consiste em aulas virtuais, ministradas em espanhol e realizadas via Google Meet com professores das três universidades.
A primeira das aulas ocorreu na última segunda-feira (18), e foi dirigida pelos professores Lucas Fagundes e Antônio Carlos Wolkmer. O professor Lucas é coordenador de Internacionalização do Programa de Pós-graduação da Unesc e professor convidado das duas instituições parceiras, do México e Colômbia. O professor Wolkmer coordena o programa.
Para o professor Lucas, essa é uma experiência única entre três programas de mestrado em Direitos Humanos de diferentes países. “Estamos realizando essa experiência conectando Brasil, Colômbia e México para debater sobre a questão dos direitos humanos entre os países e os estudos e pesquisas que estão sendo desenvolvidos. Os mestrandos participantes fazem parte do convênio internacional que pretende intercambiar conhecimentos e práticas entre as Universidades participantes. Enfim, é uma importante atividade de colaboração internacional sobre Direitos Humanos no contexto latino-americano”, avaliou.
Os encontros continuarão ocorrendo ao longo da próxima semana, com a aula de encerramento marcada para o dia 27/10.