SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Aprenda a acumular milhas >FAZER O CURSO!
Sábado, 24 de fevereiro de 2024
Geral

Verão deve ter poucas chuvas e temperaturas mais amenas, prevê climatologista da Epagri

A poucos dias do verão, já é possível perceber as altas temperaturas em todo o Estado. Conforme a climatologia da Epagri, dezembro deve ser seco e com clima agradável

Santa Catarina, 03/12/2021 16h25 | Por: Lara Silva | Fonte: Rádio Cidade Tubarão
Foto: Governo de Santa Catarina/Divulgação

Os últimos dias da primavera já trazem uma demonstração de como será o verão na região Sul de Santa Catarina. A estação mais quente do ano prevê temperaturas oscilando e pouca chuva. Segundo o climatologista da Epagri, Márcio Sonego, o mês de dezembro será mais agradável se comparado a janeiro e fevereiro. O alerta deixado pelos profissionais é que pode faltar chuva neste mês e isso impacta diretamente nas lavouras. Por isso, Sonego orienta o uso racional de água. "No litoral Sul, região de Tubarão, dezembro ainda terá chuva abaixo da média histórica e temperaturas mais amenas, com apenas alguns dias de 34ºC. Para a época do Natal, por exemplo, o tempo será seco e clima adequado para o fim do ano. Quanto às temperaturas da primavera, algum dia chegou a 35ºC, mas estão dentro da média histórica, com tardes mais frias, tanto que as plantações estão crescendo menos que o normal para essa época do ano", explica.

 

publicidade

A recuperação das temperaturas acontecerá apenas em janeiro, que promete calor diferente do normal para a estação. "Janeiro mais quente, mas com chuvas dentro da normalidade, principalmente aquelas de fim de tarde. Mas fevereiro, a previsão coloca chuvas e temperaturas acima da média histórica. Comparado com o verão passado, foram dois meses com temperaturas mais baixas e bastante chuva. Esse verão será um pouco mais quente", afirma.

Segundo o climatologista, o fenômeno La Niña influencia diretamente no clima de todo o Estado. "Normalmente, com o La Niña, nós temos a primavera um pouco mais seca, como foi em setembro e dezembro", acrescenta. O verão começa a partir do dia 21 de dezembro deste ano e segue até 20 de março de 2022.

 

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.