SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Domingo, 24 de outubro de 2021
Inovação

Leilão do 5G tem edital aprovado pela Anatel e a primeira etapa deve começar em 27 de outubro

Edital do leilão do 5G foi aprovado pelo Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Nacional, 04/10/2021 16h35 | Atualizada em 04/10/2021 16h37 | Por: Beatriz Godoy Taveira | Fonte: Agência Nacional de Telecomunicações
Fonte: Divulgação/Anatel

A licitação das radiofrequências nas faixas de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz, que proporcionam maior volume de recursos de espectro para que as prestadoras possam expandir suas redes, já é conhecida como a maior oferta de espectro da história da Anatel. O leilão deve começar no dia 27 de outubro, com a sessão de abertura sendo destinada ao recebimento de documentação das empresas interessadas. A análise e julgamento das propostas de preço acontecerão no dia 4 de novembro.

Com a aprovação da proposta, a Anatal estabelece compromissos nacionais e regionais de investimentos de cobertura e backhaul que obrigam as empresas vencedoras do leilão a atenderem áreas pouco ou não servidas, como localidades e estradas, com tecnologia 4G ou superior.

O atendimento com a tecnologia 5G será destinado aos os municípios com mais de 30 mil habitantes. Nas capitais e no Distrito Federal, o serviço deverá começar a ser oferecido pelas vencedoras do leilão antes do dia 31 de julho de 2022. Além disso, o edital do leilão também contempla recursos para a implementação de redes de transporte em fibra ótica na Região Norte (Programa Amazônia Integrada e Sustentável – PAIS) e a construção da Rede Privativa de Comunicação da Administração Pública Federal, para sustentação dos serviços de governo.

publicidade

Os recursos das autorizações da faixa de 26 GHz deve ir para projetos de conectividade de escolas públicas a serem definidos com a participação do Ministério da Educação. Após estudos de viabilidade e cálculo do preço mínimo, o Conselho Diretor encaminhou os resultados aos Tribunal de Contas da União (TCU), que concedeu a aprovação no dia 25 de agosto. A última etapa de deliberação do edital ocorreu no dia 24 de setembro, onde a Anatel definiu a implementação das determinações e recomendações do TCU para o documento.

 

Tecnologia 5G

A tecnologia de quinta geração é o mais recente padrão tecnológico para serviços móveis e a Anatel pretende trabalhar para viabilizar sua implementação no país de forma segura e sustentável. Suas características incluem altas taxas de transmissão de dados e baixa latência que oferecem várias possibilidades que ainda podem ser exploradas.

Diferentemente das mudanças nas gerações passadas (2G, 3G e 4G), o foco do 5G não está somente no incremento de taxas de transmissão, mas também na especificação de serviços que permitam o atendimento a diversas aplicações.

No decorrer de sua implantação, deverão ser desenvolvidas práticas inovadoras que aproveitem o potencial tecnológico do 5G para introduzir serviços que ampliem a eficiência de setores da economia e beneficiem a sociedade. Já que, o serviço vai concretizar conceitos como os de Internet das Coisas (IoT) e aprendizagem de máquina em tempo real, buscando promover uma transformação na forma como as pessoas e organizações se relacionam.

OUÇA NOSSAS RÁDIOS

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
48 3045.5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.