SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Sábado, 04 de dezembro de 2021
Inovação

Tubarão 180º: secretário explica os impactos da pandemia no IDH da cidade

Há 4 anos foi lançado o programa Tubarão 180º, que tem o objetivo de transformar a cidade na melhor para se viver no Brasil até 2050. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Giovani Bernardo, explica as novas fases do programa, dentro do contexto da pandemia e como ela afeta os indicadores de Tubarão.

Tubarão, 20/09/2021 07h28 | Atualizada em 20/09/2021 07h35 | Por: Eduardo Mota | Fonte: Rádio Cidade Tubarão
Foto: Rádio Cidade Tubarão

Em 2017, a prefeitura de Tubarão lançou o programa Tubarão 180º com o objetivo de transformar a Cidade Azul no município com o melhor IDH do Brasil até 2050, tendo como pontos de controle ser a cidade número 1 em Santa Catarina em 2020 e número 1 do Sul do Brasil em 2030. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Giovani Bernardo, explicou em que fase está o programa, ressaltando que o Tubarão 180º é contínuo e busca o desenvolvimento da cidade, mas também é feito de ações específicas. Ele destaca diversas ações, como o zeramento da fila para a educação infantil, o programa Geração 2050, investimentos em infraestrutura, melhorias no ambiente de negócios e expansão dos atendimentos na saúde.

Giovani também explica como a pandemia afetou os indicadores sociais do município, pontuando que o IDH é um indicador complexo e que por isso, é difícil mensurar os impactos da pandemia no momento. Ele relata que o índice envolve três indicadores base, como a expectativa de vida ao nascer, a renda média da população e a escolaridade. Ele declara que há questões sendo desdobradas, mas ressalta que o impacto das vidas perdidas tem sido grande. Ele afirma, entretanto, que do ponto de vista econômico, alguns aspectos minimizaram os impactos, porque em termos de emprego e renda, a economia local tem se recuperado.

publicidade

Por fim, o secretário ressalta os indicadores que mais impactam negativamente no município e que estão mais próximos da gestão municipal. Ele explica que os indicadores da renda e da escolaridade são os dados em que a prefeitura tem atuado com mais ênfase, tratando sobretudo da vinda de novas empresas, da geração de mais empregos e que tragam mais renda para a população. Ele também destaca diversas ações voltadas para melhoria nos indicadores de educação na cidade e para redução da evasão escolar, como o programa Geração 2050 e outras parcerias com instituições no município, como o Exército, IFSC, ACIT e Senac.

Giovani também faz uma análise a respeito do próximo censo e explica que o objetivo principal é melhorar a qualidade de vida da população e que ainda não é possível mensurar todos os indicadores. Ele assegura, entretanto, que a cidade melhorou em diversos aspectos, como infraestrutura, educação e saneamento.

OUÇA NOSSAS RÁDIOS

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
48 3045.5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.