SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Domingo, 24 de outubro de 2021
Inovação

Universidade catarinense desenvolve tecnologia para geração de energia eólica inédita na América Latina

O projeto UFSCkite é conduzido desde 2012 pelos professores Alexandre Trofino e Marcelo de Lellis

Tubarão - SC, 13/10/2021 09h10 | Atualizada em 13/10/2021 09h14 | Por: Lucas Marques | Fonte: UFSC
Unidade de solo; Foto: Divulgação UFSC

A Universidade Federal de Santa Catarina revelou no início de outubro que um grupo de pesquisadores vinculados ao seu Centro Tecnológico está desenvolvendo uma nova tecnologia de geração de energia eólica, chamada aerogeradores com aerofólios cabeados, ou Airborne Wind Energy (AWE). A equipe planeja lançar até o fim do ano um protótipo gerando energia, almejando conseguir um financiamento para o projeto piloto nos próximos anos.

A tecnologia funciona assim: a pipa é conectada a um cabo que se distancia à medida que ela é empurrada pelo vento, realizando uma trajetória em forma de oito até levar o cabo seu limite. Após isso, ele é puxado de volta, repetindo o ciclo de forma que a força necessária para puxar o cabo é apenas uma fração da energia produzida, conservando energia durante o processo.

publicidade

A tecnologia se diferencia das turbinas eólicas pela capacidade de captar ventos mais constantes, já que consegue alcançar uma altura de 600 a 800 metros, enquanto os equipamentos dos parques eólicos convencionais atingem em média 130 metros. Além disso, o equipamento é mais leve e acessível, pois o gerador que compõe a unidade de solo é de fácil manutenção e os materiais da pipa são mais baratos. O aerogerador também possui vantagens ecológicas, como o fato de cabos e tecido das asas serem recicláveis.

“Também é possível, com tecnologia já existente, detectar a chegada de pássaros e desviar a operação da asa da rota de migração, evitando assim a morte de muitos pássaros”, afirma o pesquisador Alexandre Trofino.

OUÇA NOSSAS RÁDIOS

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
48 3045.5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.