Sexta-feira, 24 de maio de 2024
Internet

Real Madrid supera todos os times do Brasileirão nas Redes Sociais

Flamengo é líder no Brasil, mas Real Madrid domina as redes com estratégia internacional

Espanha-ES, 07/09/2023 09h24 | Por: Redação | Fonte: Revista Exame
No Brasil, quem tem o maior número de fãs, considerando-se as cinco plataformas, é o Flamengo. Foto: G1/SCTodoDia

O Real Madrid está deixando sua marca nas redes sociais de forma avassaladora, com 135 milhões de seguidores a mais do que todos os times do Brasileirão de 2023 juntos. O clube espanhol conquistou um impressionante total de 359,8 milhões de seguidores no Facebook, Instagram, X (antigo Twitter), YouTube e TikTok, enquanto as agremiações do futebol brasileiro alcançaram modestos 224 milhões de seguidores combinados.

No Brasil, o Flamengo liderou com 55,8 milhões de seguidores, mas essa cifra representa apenas um sexto do público do Real Madrid. Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports e especialista em marketing esportivo, explica: “É nítido que as redes sociais do Flamengo vêm crescendo de forma acelerada e que o clube vem realizando um bom trabalho. e Barcelona, ​​a diferença ainda é muito grande. Isso acontece porque ambos realizaram um trabalho eficaz de internacionalização das marcas há décadas."

Engajamento dos tempos do Brasileirão

Entre os clubes da Série A, depois do Flamengo, o Corinthians ocupa o segundo lugar com 34,9 milhões de seguidores, seguido pelo São Paulo com 20,9 milhões. Palmeiras (18,1 milhões) e Santos (12,6 milhões) completam o Top 5. Bernardo Caixeta, gerente de marketing e relações esportivas da Penalty, destaca que houve uma mudança na forma como os clubes brasileiros lidam com a gestão de suas marcas nos últimos anos, com um foco crescente na internacionalização.

Renê Salviano, CEO da Heatmap, ressalta a importância de conteúdo de qualidade e estratégias inteligentes para envolver o público nas redes sociais: "É preciso pensar em conteúdos de qualidade, produzido no timing certo e no momento ideal para o torcedor. Assim, o resultado será proveitoso para ambos. Além disso, é cada vez mais necessário buscar uma monetização de forma inteligente nas redes, fazendo uso das imagens dos atletas e explorando outros ativos."

Real Madrid x Barcelona

Na Espanha, a rivalidade entre Real Madrid e Barcelona se estende para as redes sociais. O Real lidera no Instagram, Facebook, TikTok e X (Twitter), enquanto o Barcelona fica à frente no YouTube. No geral, o Real Madrid vence com 29,9 milhões de seguidores a mais, totalizando 359,8 milhões, em comparação com os 329,9 milhões do Barcelona.

Thiago Abreu, fundador da Agência Amithiva, destaca a diferença no comportamento do público em diferentes plataformas: "O usuário do Twitter [X] é diferente daquele que utiliza o Instagram. Eles podem até ser a mesma pessoa, mas o comportamento muda. No Twitter [X], o usuário busca mais informações, quer mais algo em tempo real do que um vídeo, por exemplo."

Disputa de brasileiros com outros espanhóis é mais justa

Embora seja impossível competir com os gigantes espanhóis, os números das equipes tradicionais parecem mais igualitários. O Atlético de Madrid, por exemplo, possui 47 milhões nas cinco redes, o que o colocaria na segunda posição do ranking no Brasil. O Sevilla, sete vezes campeão da Liga Europa, soma 12,4 milhões e ficou em sexto lugar.

Armênio Neto, especialista em negócios do esporte e sócio-fundador da Let!sGoal, observa: "Apesar das recentes conquistas continentais do Sevilla, a Liga Europa impacta muito menos que a Liga dos Campeões. Além disso, trata-se de um time local , com torcida especializada na Andaluzia, onde ainda divide espaço com o Real Betis. Logo, não diria que o Sevilla gerasse pouco interesse, e sim, acredito que o tempo tenha a envergadura digital proporcional ao seu tamanho."

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.