Sexta-feira, 12 de julho de 2024
Justiça

TJSC discute aplicação de inteligência artificial

Um evento e uma audiência pública foram realizadas nesta terça-feira (09) na sede do Poder Judiciário

Florianópolis - SC, 10/07/2024 13h50 | Por: Vinícius Barbosa | Fonte: Secom
Foto: Felipe Reis / Divulgação

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) promoveu discussões sobre a aplicação da inteligência artificial (IA) nas demandas judiciais em um evento e uma audiência pública realizados nesta terça-feira (09) na sede do Poder Judiciário. Integrantes do escritório central de serviços jurídicos do Poder Executivo estiveram presentes, juntamente com especialistas e representantes da sociedade civil.

Uma palestra foi conduzida pelo neurocientista Leandro Mattos, especialista em inteligência artificial, que destacou as aplicações práticas da IA generativa no contexto do judiciário. Entre os participantes estavam a procuradora Carla Schmitz de Schmitz, coordenadora do Núcleo Especializado de Supervisão do Sistema Informatizado de Processos (Nessip) da PGE/SC, e Francisco Guardini Nogueira, presidente da Associação dos Procuradores do Estado (Aproesc). Eles discutiram propostas que integrarão as Metas Nacionais para o Judiciário em 2025 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A coordenadora do Nessip destacou a relevância da tecnologia no tratamento de ações repetitivas no Judiciário Catarinense. "O Estado é a parte que mais se faz presente nos processos do TJSC, atuando em demandas que se repetem e também em demandas de valor elevado e de alto interesse social, impactando diretamente na vida do cidadão. Por esse motivo, as inovações tecnológicas devem estar presentes na atuação do Estado e da PGE/SC, para que se chegue a um resultado eficaz do processo", afirmou a procuradora durante a audiência pública.

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.