SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Aprenda a acumular milhas >FAZER O CURSO!
Sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024
Meio Ambiente

Barra Velha lança ações para qualificação ao programa Bandeira Azul

A cidade terá dois anos para se adequar às recomendações apontadas pelo relatório do Instituto Ambientes em Rede, responsável pelo programa no Brasil.

Barra Velha - SC, 07/12/2021 09h00 | Por: Redação | Fonte: Prefeitura de Barra Velha
Foto: Divulgação

Barra Velha entrou oficialmente na fase piloto do Programa Bandeira Azul na Praia do Cerro. O lançamento do marco zero foi nesta segunda-feira (06). Agora a cidade terá dois anos para se adequar às recomendações apontadas pelo relatório do Instituto Ambientes em Rede, responsável pelo programa no Brasil. A proposta é que o município conquiste a certificação antes mesmo do prazo final.


De acordo com o assessor técnico de implantação da Fase Piloto, Luis Varela, os critérios para avaliação de uma praia envolvem educação e informação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental, segurança e serviços. “O município terá que instalar sinalização adequada do trecho, ampliar a quantidade de lixeiras padronizadas, garantia de maior segurança na praia, dar visibilidade às ações, além da ativação de um grupo gestor da praia atuante com a maior participação da comunidade e interessados para decidir as realizações”, destacou. 


Algumas ações já começaram, como por exemplo, as coletas para amostras de qualidade da água, efetuadas pelo Laboratório CleAn, da Universidade do Vale do Itajaí. O Comitê Gestor para decidir sobre as ações do programa também já foi formado pelo poder público e integrantes da sociedade civil.


Outras adequações técnicas na orla já são previstas para 2022, principalmente na questão de acessibilidade. As principais recomendações são a instalação de banheiros adaptados e a demarcação de vagas de estacionamento específico para idosos e cadeirantes. E também a aquisição de novas cadeiras anfíbias para integrar a frota que ficará à disposição dos banhistas.


Durante o evento de lançamento, o presidente da Fundação de Turismo, Esporte e Cultura – Fumtec de Barra Velha, Pierre Costa, avaliou que a fase piloto será cumprida com rigor e será executada em tempo recorde para que a praia do Cerro esteja certificada antes da temporada de verão 2022/2023. “Formamos o Comitê Gestor que irá fiscalizar e orientar as ações para a implantação do Bandeira Azul na Praia do Cerro com participação atuante de representantes da sociedade civil e do poder público preocupados com a sustentabilidade, o turismo e o meio ambiente”, frisou.


O presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Barra Velha (Fundema), Giovanni Tomazelli, destacou que a sustentabilidade é o caminho para unir preservação da natureza com desenvolvimento do turismo. “Nós temos a chance de estar na vanguarda das praias do Litoral Norte Catarinense que se destacam por serem sustentáveis e, futuramente, urbanizadas com atração de investimentos conscientes e ecológicos para a cidade”, avaliou.

 

publicidade

Programa Bandeira Azul
O Programa Bandeira Azul é uma certificação internacional que tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações educativas. O Programa Bandeira Azul é uma iniciativa da FEE (Foundation for Environmental Education) que conta hoje com apoio de diversas instituições internacionais.

 

 

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.