Segunda-feira, 15 de abril de 2024
Meio Ambiente

Conheça a árvore Frankenstein, capaz de gerar 40 frutos

A árvore que passa boa parte do tempo despercebida, ganha destaque no período da primavera

Brasil, 07/10/2023 22h36 | Por: Redação | Fonte: Casa e Jardim
Foto: Reprodução/Sam Van Aken

Durante a maior parte do ano, a árvore conhecida como Frankenstein, ou árvore de 40 frutos, passa despercebida. Com a chegada da primavera, no entanto, ela se destaca ao exibir uma profusão de flores em tons de rosa e branco. Pouco tempo depois, começam a surgir diferentes variedades de pêssegos, ameixas, cerejas e damascos.

Idealizada em 2008 por Sam Van Aken, professor de artes da Universidade de Syracuse em Nova York, nos Estados Unidos, essa árvore foi criada através da técnica de enxerto. Essa técnica consiste em estimular o crescimento de uma planta no tronco de outra a partir de um fragmento, garantindo a união dos tecidos e a absorção de nutrientes da planta-mãe.

Todas as espécies combinadas por Sam pertencem ao gênero Prunus, que inclui pessegueiros, ameixeiras, cerejeiras e damasqueiros. A semelhança na estrutura cromossômica foi fundamental para o sucesso dessa empreitada. Em uma entrevista à National Geographic, Sam compartilhou: "A ideia surgiu do meu fascínio pelo processo de enxerto. Quando descobri que isso era possível ainda na minha infância, me senti como o próprio Dr. Seuss de Frankenstein".

O processo é demorado, já que os enxertos são realizados na primavera, e é preciso esperar um ano para verificar se foram bem-sucedidos, levando dois ou três anos até que comecem a produzir frutos. A escolha de 40 frutos distintos não foi aleatória. De acordo com Van Aken, na tradição das religiões ocidentais, o número 40 é considerado inquantificável, sinônimo de multidão.

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.