SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Aprenda a acumular milhas >FAZER O CURSO!
Sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024
Meio Ambiente

Conheça as vantagens do uso do gás natural

Nos últimos anos, tem aumentado em Santa Catarina o número de veículos que fazem o uso do GNV. No entanto, o Gás Natural possui várias possibilidades de uso

Tubarão, 17/12/2021 11h47 | Por: Eduardo Mota | Fonte: Rádio Cidade Tubarão
Foto: Governo de Santa Catarina/Divulgação

O Brasil vive um momento conturbado na sua economia, sobretudo devido à pandemia do novo coronavírus e à pressão hídrica. A crise é sentida principalmente nos preços, que estão em constante aumento, como é o caso da gasolina, do diesel e da energia elétrica. Diante desse contexto, algumas alternativas são buscadas para aliviar o bolso dos consumidores, que procuram também mais segurança e conforto. Uma delas é o Gás Natural, que é muito utilizado como GNV nos automóveis no lugar da gasolina, mas também pode ser aplicado no comércio, indústrias e principalmente nas residências.

O Gerente de Mercado Urbano da SCGás, Gustavo Caldas dos Santos, dá mais detalhes sobre o assunto. Ele destaca que a rede de distribuição de gás natural permite que o fornecimento seja feito de forma contínua, sem precisar estocar, o que aumenta a segurança de uso. Ele explica que o gás é mais leve que o ar, então, em caso de vazamento, o gás se dissipa rapidamente.

Gustavo fala que, sem a necessidade de estoque, as áreas antes destinadas a reservatórios de combustíveis podem ser usadas para outras finalidades, aumentando a área útil dos condomínios. Ele declara que também há a queima limpa, que por não possuir resíduos sólidos, aumenta a vida útil de equipamentos a gás.
 

 

publicidade

Gustavo também explica em quais situações o gás natural pode servir para o uso residencial e se ele é uma opção frente ao uso da energia elétrica. Ele relata que o uso mais comum é na cozinha e no aquecimento de água, mas também é utilizado em churrasqueiras, aquecimento de ambientes, máquinas de secar roupas e de lavar-louças, aquecimento de piscinas, saunas e ar-condicionado. Ele ressalta que também existem geradores de energia a gás natural, que podem ser utilizados em processos de co-geração.

O Gerente de Mercado Urbano também ressalta que o gás natural é o menos poluente dos combustíveis fósseis, podendo ser produzido através de fontes renováveis, como dejetos de animais. Gustavo dá dicas para quem deseja instalar a rede de gás natural em sua residência: Ele afirma que quem tiver interesse em usar gás natural pode entrar em contato com a SCGás através do telefone 0800 048 5050 ou através do site da empresa. Ele afirma que em caso de vazamentos, o gás natural possui um cheiro de fácil identificação e que nesses casos, deve ser feito o contato com a empresa através do 0800 048 5050. Na cidade de Tubarão, há cerca de 1600 unidades residenciais ligadas à rede. A expectativa, de acordo com a SCGás, é ligar mais 1110 unidades residenciais nos próximos anos.
 

 

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.