Quarta-feira, 19 de junho de 2024
Meio Ambiente

Cotidiano Verde: conhecendo o procedimento da compostagem

Essa técnica é responsável por controlar a decomposição dos materiais orgânicos para obter o adubo com a maior qualidade possível em um curto período de tempo

Criciúma - SC, 30/11/2021 14h42 | Por: Redação | Fonte: Rádio Cidade Em Dia
Foto: Pixabay

Você parou para pensar que muito daquilo que é descartado no lixo de sua residência poderia ser melhor aproveitado e retornar como adubo para um pote de tempero, um canteiro no fundo do quintal, um vaso de flor natural? Não! Pois bem, o programa Cotidiano desta terça-feira (30) recebeu o engenheiro agrônomo, Marco Aurélio Salvaro de Souza, para comentar sobre o assunto.

A compostagem é conhecida como um processo biológico onde micro-organismos e animais invertebrados transformam matéria orgânica (frutas, cascas de ovo, fezes de herbívoros, restos de café etc) em uma substância homogênea, de cor castanha, com aspecto de terra e com cheiro de floresta: o adubo.

Essa técnica é responsável por controlar a decomposição dos materiais orgânicos para obter o adubo com a maior qualidade possível em um curto período de tempo. A mistura gerada pela compostagem serve para enriquecer solos pobres em nutrientes, aumentar a capacidade de absorção das plantas, tornar o solo mais aerado e reduzir a erosão. Mas uma das funções mais populares do adubo é a fertilização de vasos e canteiros.

 

publicidade

 

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.