SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Aprenda a acumular milhas >FAZER O CURSO!
Domingo, 25 de fevereiro de 2024
Meio Ambiente

Dezembro Verde: abandono de animais é crime

A escolha do mês de dezembro é devida as estatísticas de que nessa época do ano, o abandono de animais aumenta, com a aproximação do período de férias.

Navegantes - SC, 08/12/2021 11h30 | Atualizada em 08/12/2021 14h42 | Por: Redação | Fonte: Prefeitura de Navegantes
Imagem: Divulgação

Nessa época de fim de ano, aumentam os casos de abandono de animais, principalmente nas regiões litorâneas. Por isso, o município de Navegantes aderiu a Campanha Dezembro Verde, que tem como objetivo, conscientizar a população sobre a guarda responsável de animais e chamar atenção para o problema do abandono de cães e gatos em parques, avenidas, ruas, bairros e estradas. 


A Campanha conta com o apoio da vereadora Sorilei Dapper, defensora da causa animal no município, ONGs Mil Patinhas, Pró-Bichos e Turma do Focinho Feliz, Polícias Civil e Militar, Comissão do Direito Ecológico da Natureza e dos Animais da OAB/Navegantes, Instituto Ambiental de Navegantes – IAN, Secretaria Municipal de Comunicação Social e Instituto Ambiental Ecosul, de Florianópolis.

 

publicidade

O superintendente do Instituto Ambiental de Navegantes (IAN), Marcos Zaleski de Matos, destaca que, além de cruel e desumano, abandonar animais em logradouros públicos é crime. Animais abandonados sofrem com fome, doenças, exposição ao tempo, riscos de atropelamento e traumas que interferem em seu bem-estar mental e comportamento. O abando impacta diretamente na vida das pessoas, pois animais nas ruas causam acidentes de trânsito, prejudicam o turismo e afetam a saúde pública.


“O seu animal não é um objeto, ele é uma vida, que ama, que sofre, sente fome e frio. Não o abandone ou o deixe em condições de maus-tratos quando precisar viajar ou mudar de casa. Ele faz parte das suas escolhas, diga não ao abandono de animais”, finaliza.


Denúncias podem ser feitas diretamente para a Polícia Militar, pelo 190, ou para os órgãos ambientais de cada município. 

 

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.