SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Sábado, 22 de janeiro de 2022
Meio Ambiente

Ibama e Ministério do Meio Ambiente criam plataforma para exportação de produtos da fauna e flora brasileira

Entrando em vigor no dia 25 de janeiro, a ferramenta deve ficar sob o controle do Ibama junto com o Sistema Integrado de Comércio Exterior, do Ministério da Economia.

05/01/2022 18h00 | Atualizada em 07/01/2022 07h34 | Por: Beatriz Godoy Taveira | Fonte: Agência Brasil
Foto: Divulgação/Agência Brasil

Uma ferramenta de gestão e anuência para a importação e exportação de espécimes, produtos e subprodutos da fauna, pesca e flora nativas do Brasil foi instituída pela portaria do Ministério do Meio Ambiente em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A Plataforma de Anuência Única do Brasil (PAU Brasil), ficará sob o controle do Ibama, funcionando juntamente com o Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) do Ministério da Economia visando à emissão de documentos como licenças, autorizações, permissões e certificados. A portaria deve entrar em vigor no dia 25 de janeiro.

 

 

publicidade

Entre os espécimes que poderão ter licenças emitidas para comércio exterior estão os peixes de águas continentais e marinhas. Além disso, ainda estão previstas licenças para a exportação de tora (madeira acima de 250 milímetro espessura e de lenha), madeiras e carvão vegetal de espécies nativas, espécimes, produtos e subprodutos da flora e da fauna silvestre brasileiras e exótica constantes nos anexos da Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites).

Os requerimentos poderão ser feitos através de um formulário eletrônico, no site do Ibama, junto ao Sistema de Emissão de Licença Cites (Siscites). De acordo com a portaria, “os requerentes de licenças Cites, pessoas físicas ou jurídicas, deverão efetuar sua inscrição no Cadastro Técnico Federal - CTF como Uso de Recursos Naturais, nas categorias: importação ou exportação de fauna nativa brasileira, importação ou exportação de flora nativa brasileira e importador ou exportador de fauna silvestre exótica”, e manter seus dados atualizados.

 

 

OUÇA NOSSAS RÁDIOS

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
48 3045.5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.