SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Aprenda a acumular milhas >FAZER O CURSO!
Sábado, 24 de fevereiro de 2024
Meio Ambiente

Itajaí começa operação identificar ligações irregulares de esgoto

Semasa vai vistoriar rede de esgoto de 26 mil imóveis para emissão do certificado de regularidade. Quem não estiver ligado corretamente na rede será notificado e terá prazo para regularização.

Itajaí - SC, 03/12/2021 17h30 | Atualizada em 05/12/2021 10h12 | Por: Redação | Fonte: Semasa
Foto: Divulgação Semasa

Quem mora nos bairros Fazenda, Cabeçudas e Praia Brava deve perceber uma movimentação diferente a partir de agora. É que as equipes do programa “É só se ligar” do Semasa – Serviço Municipal de Água e Saneamento, já estão nas ruas fazendo vistorias para encontrar ligações irregulares de esgoto. As equipes vão oferecer à população serviço técnico gratuito, com pessoal devidamente identificado com camisetas, crachás e veículos.


A prioridade é vistoriar imóveis nas imediações do Ribeirão Schneider, para coibir lançamento de esgoto clandestino.  “Itajaí quer rios e praias mais limpos, sem poluição causada pelo despejo irregular de esgoto. Além do compromisso que todos têm com a preservação do meio ambiente, ligar corretamente na rede representa saúde e valorização do imóvel. O objetivo é que todos tenham o Certificado de Regularidade de Instalações Sanitárias e Pluviais de Edificação para uma Itajaí saneada”, observa o diretor de Saneamento do Semasa, Victor Silvestre. Cerca de 26 mil imóveis deverão ser vistoriados nos próximos 27 meses.


Na primeira ação, realizada na quinta-feira (02) a equipe utilizou máquina de fumaça (testes de insufladores de ar) para detectar ligações clandestinas e passou pelas ruas João Batista Vieira, Manoel Fernandes Vieira, Gumercindo Rocha, Leopoldo Ternes, Antonio Bonanomi, Fritz Schneider e Pedro Camilo da Silva. Na Rua Antonio Bonanomi e Rua Leopoldo ternes foram detectados dois imóveis com conexão pluvial na rede coletora de esgoto.


Segundo o Semasa, o programa vai funcionar da seguinte forma: o proprietário receberá um comunicado solicitando o agendamento da vistoria, que consiste em uma série de testes com corante em cada ponto hidráulico do imóvel. Ao final do processo, o responsável recebe notificação detalhando o que precisa ser adequado, com prazo de 90 dias para regularização. O número do telefone para esse agendamento será divulgado nos próximos dias.

 

publicidade

A rede coletora em Itajaí 


Itajaí já tem em operação as redes coletoras instaladas nos bairros Praia Brava, Cabeçudas, Fazenda, Fazendinha, Centro e parte da Vila Operária. O Semasa é responsável pela implantação da rede de tratamento, que são as tubulações que levam os dejetos até a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Cidade Nova. Já o proprietário do imóvel residencial, comercial ou industrial é responsável por ligar o sistema interno de esgoto na rede.


Mas infelizmente, dados obtidos pela equipe de fiscalização, em 2020, indicam que por volta de 76% dos 4720 imóveis vistoriados na Praia Brava, Fazenda e Cabeçudas estão irregulares. E dos imóveis conectados na rede, 65% apresentam algum tipo de irregularidade na emissão do esgoto, na maioria observada na caixa de gordura.


O programa atuará de segunda a sexta, das 8h30 às 17h, e nas manhãs de sábado, das 8h30 às 12 horas.


O “É Só Se Ligar” tem execução técnica da ECHOA Engenharia, empresa contratada por processo licitatório. A ECHOA é responsável, em Florianópolis, pelos programas Floripa Se Liga Na Rede e Trato Pelo Capivari. “Colocaremos em campo equipe técnica qualificada e aplicaremos metodologia de inspeção que permitirá fazer diagnóstico amplo e preciso de como se dá a destinação de esgoto em Itajaí”, diz o engenheiro sanitarista Vinicius Ragghianti, da empresa responsável. A ECHOA tem sede operacional do programa localizada na Rua José Eugênio Muller, nº 1546, sala 5, bairro Vila Operária.

 

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.