SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Aprenda a acumular milhas >FAZER O CURSO!
Sábado, 24 de fevereiro de 2024
Meio Ambiente

Mais de 13 animais marinhos mortos aparecem nas praias do Litoral Norte durante o feriadão

Segundo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), as condições oceanográficas de ondulações e ventos favoreceram o encalhe das carcaças.

Penha - SC, 16/11/2021 13h00 | Por: Redação | Fonte: PMP-BS
Foto: Divulgação PMP-BS

Vários casos de animais marinhos mortos foram registrados nas praias do Litoral Norte durante o feriadão. Algumas imagens foram registradas e postadas em redes sociais por banhistas e visitantes das praias. Segundo o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) realizado pela Univali, foram 13 casos entre sábado (12) e domingo (13). Os dados da segunda-feira (15) ainda estão sendo contabilizados.


Conforme os especialistas, as combinações oceanográficas de ondulações e ventos têm favorecido o encalhe de carcaças de animais marinhos nos últimos dias. “No trecho de praias monitorado pela Univali, no litoral Centro-Norte catarinense, a combinação de ondulações de Leste e ventos de quadrante Norte e Nordeste favorecem o encalhe de carcaças de animais marinhos. Geralmente são animais em estágio avançado de decomposição, que estavam derivando e encalham influenciados pelas condições oceanográficas”, explica a oceanógrafa e gerente operacional da Univali – Unidade Penha, Bruna Henklein Pissaia. 


Tartarugas e golfinhos
Entre as ocorrências registradas estão o encalhe de duas tartarugas marinhas na Praia da Armação, em Penha. As tartarugas eram da espécie cabeçuda (Caretta caretta) e oliva (Lepidochelys olivácea). A equipe técnica foi até o local para registrar o encalhe e colher os dados biométricos para identificação da espécie. 


Os animais foram enterrados no local devido ao estágio avançado de decomposição. A instituição possui todas as autorizações ambientais cabíveis para decisões que envolvam a destinação das carcaças encontradas na faixa de areia das praias.
Na Praia Central de Balneário Camboriú e na Praia do Plaza, em Itapema, a equipe de monitoramento registrou o encalhe de dois golfinhos. Foram feitos os mesmos procedimentos devido aos estágios avançados de decomposição. 

publicidade

Monitoramento da costa
A Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali é uma das instituições do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). 


O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.


Tem como objetivo avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.


O PMP-BS é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. A Univali monitora o Trecho 4, compreendido entre Barra Velha e Governador Celso Ramos (SC).

 

 

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.