Quinta-feira, 25 de abril de 2024
Meio Ambiente

Peixe-leão: espécie apresenta riscos à biodiversidade marinha brasileira e à saúde humana

Animal não é natural do Brasil, mas há ocorrências de aparição na costa do Pará e de Fernando de Noronha (PE), o que tem deixado especialistas em alerta

Criciúma - SC, 06/05/2022 10h28 | Por: Redação | Fonte: Rádio Cidade Em Dia
Foto: Pixabay

Recentemente, notícias preocupantes sobre um animal conhecido como peixe-leão tem viralizado nas redes sociais. Apesar de sua beleza, a presença do animal representa uma grande ameaça para a biodiversidade marinha brasileira, assim como para a saúde humana. Por conta dessa ameaça, especialistas seguem em alerta, e estão precisando do apoio das pessoas, principalmente de pescadores, para monitorar a presença desses animais.

A espécie não é natural do Brasil, mas há ocorrências de aparição na costa do Pará e de Fernando de Noronha (PE), o que tem deixado especialistas em alerta. Diante desse cenário, o Ministério do Meio Ambiente criou uma campanha para orientar turistas, pescadores e mergulhadores para o aparecimento dessa nova espécie marinha em águas brasileiras.

O peixe-leão se alimenta de animais com quase seu tamanho. E pode comer 20 peixes em cerca de 30 minutos. A espécie também pode colocar 30 mil ovos no período de reprodução, o que faria essa população do invasor crescer absurdamente. A situação ainda gera a redução da produção pesqueira. Estudos revelam que a peçonha dessa espécie pode provocar sintomas como náuseas e até convulsões.

No quadro Bio-Diver-Cidade desta sexta-feira (06), a bióloga Karolaine Supi, comentou sobre as principais características deste peixe e os impactos que ele causa à biodiversidade.

 

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.