Sábado, 20 de abril de 2024
Meio Ambiente

Regras para a pesca na safra da tainha são detalhadas pela Polícia Militar Ambiental

Já foram entregues diretamente aos trabalhadores mais de 120 certificados de registro e autorização de embarcação pesqueira para o arrasto de praia

Florianópolis - SC, 27/05/2022 08h32 | Por: Redação
Foto: Divulgação/PMSC

A Polícia Militar Ambiental (PMA), durante safra da tainha, atua nas fiscalizações e presta orientações aos pescadores. Neste período inicial, a instituição efetuou a entrega diretamente aos trabalhadores de mais de 120 certificados de registro e autorização de embarcação pesqueira para o arrasto de praia.

Sendo assim, o Comando da Polícia Militar Ambiental (CPMA) vem esclarecer informações sobre a atividade de pesca no período da safra da tainha. O uso de motor para pesca de arrasto de praia está proibido no Estado, com exceção para embarcações que operam entre os municípios de Passo de Torres e Imbituba, com potência máxima de 90 HP.

A portaria da Secretária de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) publicada em março de 2022 estabelece as medidas de ordenamento, registro e monitoramento da pesca de arrasto de praia no Mar Territorial no Estado de Santa Catarina.

É importante lembrar que a modalidade de arrasto de praia não possui limite de quantidade de pesca e para a realização da pesca na modalidade de arrasto de praia no mar territorial de Santa Catarina, faz-se necessário a obtenção de registro de pescador junto ao MAPA e consequente autorização de Pesca de Arrasto de praia.

publicidade

O objetivo do comando da PMA é aproximar os policiais militares ambientais dos pescadores artesanais, pois essa modalidade de pesca de arrasto de praia tem importância socioeconômica e cultural para o Estado, assim a sua regularização garante a continuidade dessa atividade pesqueira.

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.