SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Aprenda a acumular milhas >FAZER O CURSO!
Quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024
Meio Ambiente

Replantio de mudas na beira-rio chega na reta-final: "O ambiente está ficando mais harmônico", diz Funat

A Funat está em fase final com o trabalho de reposição florestal da mata ciliar na beira-rio. O serviço acontece após a remoção das mamoneiras no trecho entre as pontes Manoel Alves dos Santos (Morrotes) e Orlando Francalacci (ponte do quartel).

Tubarão , 23/12/2021 16h46 | Atualizada em 24/12/2021 09h47 | Por: Lara Silva | Fonte: Rádio Cidade Tubarão
Foto: Prefeitura de Tubarão

Depois de remover mais de cem mil mamoneiras, a Fundação Municipal de Meio Ambiente de Tubarão chega na reta final do trabalho de recuperação da beira-rio. O replantio de mudas de espécies nativas, frutíferas e floríferas deve finalizar nas próximas semanas. O coordenador de Meio Ambiente e Fiscalização Ambiental da Funat, Márcio Ronchi, fala sobre o período de conclusão dos trabalhos, que iniciaram em 2017. "A partir de 2020, conseguimos a licença para fazer a retirada dessas plantas invasoras das nossas margens. É um procedimento burocrático. Foi um trabalho bastante demorado na primeira fase, que foi a retirada desses frutos e dessas flores (a parte reprodutiva dessas plantas). Na segunda fase, que envolve a recomposição da mata ciliar, iniciamos o plantio das mudas", lembra.

publicidade

Márcio admite que, durante esse serviço, houve um extenso trabalho de manutenção, pois de nada adiantava retirar as mamoneiras, mas de todas as plantas parasitas das margens do Rio Tubarão. "Vai ficar um ambiente mais aprazível. A gente verifica que as pessoas estão entrando até com mais facilidade. É claro que é uma área de preservação permanente, mas as pessoas acessam. Virou um ambiente mais harmônico", admite.

Esse trabalho, segundo estimativa da Funat, terá continuidade pelos próximos dois ou três anos. Parte dos ipês a serem plantados em seguida estarão nas proximidades das rampas náuticas e cabeceiras da passarela Ângelo Antônio Zaboti.

 

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.