Sexta-feira, 12 de julho de 2024
Política

20 anos sem Brizola: o relato de quem conviveu diretamente com ele

O ex-ministro do trabalho, Manoel Dias, esteve diariamente com Brizola, durante 25 anos

Criciúma - SC, 21/06/2024 16h44 | Por: Vinícius Barbosa | Fonte: Rádio Cidade em Dia
Foto: Divulgação / PDT-RS

Nesta sexta-feira (21), completam-se 20 anos da morte de Leonel Brizola. Além de deputado estadual e deputado federal, Brizola foi governador de dois estados: Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Fundador do Partido Democrático Trabalhista (PDT), concorreu às eleições presidenciais de 1989 e 1994. Brizola faleceu em 21 de junho de 2004, aos 82 anos.

O ex-ministro do trabalho, Manoel Dias, conviveu praticamente todos os dias com Brizola por 25 anos. Manoel foi secretário-geral do PDT e estava em contato constante com o ex-governador. Em entrevista ao programa Boa Tarde, Cidade, da Rádio Cidade em Dia, Manoel falou sobre essa convivência e o legado de Brizola.

“Trata-se de uma figura ímpar. O Brizola tinha um dos discursos mais modernos da história do Brasil. Ele tinha uma noção perfeita do que o Brasil poderia ser: uma grande potência, um dos países de primeiro mundo, e temos uma contradição, onde a população vive com recursos insuficientes para vencer”, disse Manoel.

Manoel também comentou sobre o legado de Brizola para a educação. “Nada é mais moderno do que a educação. Nos anos 50, o Brizola construiu mais de 6 mil escolas como governador do Rio Grande do Sul, levando às crianças gaúchas uma educação de qualidade, em alimentação e vestuário. Então essa criançada gaúcha teve uma base de educação que se espalhou pelo Brasil inteiro”, afirmou o ex-ministro.

Dias também contou sobre a convivência com Brizola. “Ele nunca morou em palácios no Rio de Janeiro. Ele morava em um apartamento em Copacabana. Eu subia de elevador e falava sobre política com ele. Ele fazia uma avaliação do dia na política e dizia o que se tinha que fazer, procurava nos orientar. Eu tinha o Brizola num pedestal. Ele não era uma pessoa comum, ele era brilhante. Ele discutia tudo com muito afinco com todo mundo”, relata Dias.

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.