Quinta-feira, 20 de junho de 2024
Política

Lula anuncia Lewandowski como ministro da Justiça nesta quinta (11)

Lewandowski ocupará o cargo de Flávio Dino, que deixa a pasta para integrar o STF

Beasília-SC, 11/01/2024 16h59 | Por: Redação | Fonte: Estadão
Dino, Lula e Lewandowski durante anúncio do ex-ministro do STF como ministro da Justiça Foto: Reprodução Redes Sociais/SCTodoDia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou nesta quinta-feira (11) o nome do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski para o Ministério da Justiça. O anúncio foi feito no Palácio do Planalto, em Brasília.

Lewandowski ocupará o cargo de Flávio Dino, que deixa a pasta para integrar o Supremo Tribunal Federal como novo ministro da Corte.

Tanto Lewandowski quanto Dino estiveram presentes na cerimônia ao lado do presidente da República. Lula fez elogios aos dois. Disse que tanto o Ministério da Justiça quanto o STF e o povo brasileiro ganharão com os dois em seus novos cargos.

O presidente afirmou ainda que o País precisava de um ministro no Supremo com "cabeça política". Antes de ser ministro da Justiça, Dino foi eleito senador, além de ter sido deputado e governador do Maranhão.

"Eu sempre sonhei que a gente deveria ter na Suprema Corte um ministro com a cabeça política, que tivesse vivenciado a política. Não que o que está lá não tenha. Mas ninguém que está lá tem a experiência política que tem o Flávio Dino. A experiência de deputado, de perder eleição, de ganhar eleição, de ser deputado federal, de ser governador duas vezes e, depois, senador", afirmou.

 

publicidade

Ricardo Lewandowski aceita convite de Lula e cega à justiça

Em uma reunião realizada no Palácio da Alvorada nesta segunda-feira, 8, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, recebeu o convite do presidente Lula para integrar o governo, aceitando a oportunidade. Contudo, para assumir o novo cargo, Lewandowski terá que se desvincular de suas atuais posições, incluindo o conselho jurídico da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul. Além disso, ele deverá se afastar de casos em que atua como advogado.

Confirmado Lewandowski como novo ministro da Justiça. Foto: Reprodução Redes Sociais/SCTodoDia

Após a indicação de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal, Lewandowski emergiu como o favorito para o Ministério da Justiça, sendo um nome de consenso na base de Lula. O ex-ministro do STF é visto como alguém capaz de evitar possíveis disputas entre diferentes alas da esquerda que tinham interesse na vaga estratégica. Considerado o ministro mais leal a Lula durante seus anos no STF, Lewandowski, aos 75 anos, assume a posição estratégica no Ministério da Justiça, reconhecido por sua importância na articulação com os demais poderes. O convite do presidente Lula é visto como praticamente "impossível de ser recusado", conforme fontes próximas a Lewandowski revelaram no início de dezembro.


 

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.