Sexta-feira, 12 de abril de 2024
Política

Lula deve abordar crise entre Guiana e Venezuela na viagem ao Caribe

Encontro bilateral com presidente guianês será quinta-feira

Brasil, 26/02/2024 08h49 | Por: Redação | Fonte: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil/Reprodução-SCTodoDia

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, está agendado para se reunir com o chefe de governo da Guiana, Irfaan Ali, em Georgetown, na próxima quinta-feira (29). Embora a viagem de Lula tenha como foco a participação como convidado especial na 46ª Cúpula de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe (Caricom), a reunião com o presidente guianês é confirmada.

Os temas em pauta incluem a crise territorial entre Guiana e Venezuela, com ênfase na busca por soluções diplomáticas. A embaixadora Gisela Padovan, do Ministério das Relações Exteriores, destacou a neutralidade do Brasil na mediação da crise, enfatizando o papel de facilitador do diálogo.

A embaixadora também mencionou que, durante a reunião, Lula pode felicitar o presidente Ali por buscar um diálogo com a Venezuela para resolver a crise. Em dezembro de 2023, os presidentes da Venezuela e da Guiana assinaram uma declaração conjunta comprometendo-se a não usar a força na disputa pelo território de Essequibo. O Brasil, por meio do chanceler Mauro Vieira, mediou a segunda rodada de diálogo em janeiro deste ano, buscando uma solução pacífica para a controvérsia.

publicidade

As tensões entre Venezuela e Guiana aumentaram após a consulta popular na Venezuela, que aprovou a incorporação de Essequibo, região disputada por mais de um século. O Brasil, único país com fronteira simultânea com Guiana e Venezuela, reforçou as tropas militares em Roraima, fronteira com os dois países, em resposta à escalada das tensões, defendendo a resolução do conflito por meio de diálogo mediado, considerando a potencial ameaça ao território brasileiro.

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.