Terça, 16 de abril de 2024
Política

PEC n° 5 é rejeitada na Câmara dos Deputados

A proposta que pretendia mudanças na composição do Conselho Nacional do Ministério Público recebeu 297 votos favoráveis e 182 contrários, sendo que era preciso de 308 votos para a aprovação.

21/10/2021 23h21 | Por: Redação
Foto: Divulgação/Agência Brasil

A proposta de emenda à Cosntituição (PEC) 005/2021, que previa alterar a composição do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) foi rejeitada pela Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (20). O parlamento ainda poderá estudar o texto original da proposta, porém a rejeição já representa um forte indicativo de que projeto original, se levado à votação, não será aprovado.

publicidade

O Procurador-Geral de Justiça de Santa Catarina, Fernando da Silva Comin, afirma que essa constitui uma das maiores e mais importantes vitórias da história do MP brasileiro. “Especialmente porque foi fruto do trabalho conjunto e da união de diversos segmentos do Ministério Público em prol de uma instituição melhor e mais próxima do destinatário final da nossa atuação, o cidadão”, destaca.

Amplamente criticada por integrantes do MP, que ganharam apoio de parte da sociedade, a aprovação da PEC era temida por gerar interferências políticas no órgão, além de aumentar, de dois para cinco, o número de indicados pelo Congresso no CNMP. Segundo membros do MP a proposta representa grave e desproporcional violação à independência do Ministério Público e sua autonomia funcional.

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.