Segunda-feira, 17 de junho de 2024
Política

Por carta, Milei avisa que Argentina desistiu de entrar nos Brics

Veja porquê o presidente reitera essa posição

Argentina-AR, 29/12/2023 11h34 | Por: Redação | Fonte: O Globo
Foto: Luis Robayo/AFP/Reprodução SCTodoDia

O presidente argentino, Javier Milei, que assumiu o cargo em 10 de dezembro, oficialmente comunicou a retirada da Argentina do grupo Brics, enviando uma carta aos demais membros - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Na última cúpula do bloco em agosto, os Brics decidiram expandir, incluindo Argentina, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egito e Irã. No entanto, Milei, em sua carta, destaca diferenças nas diretrizes da política externa, especialmente em relação às decisões tomadas pelo governo anterior liderado por Alberto Fernández.

Milei afirma na carta que algumas decisões, incluindo a criação de uma unidade especializada para a participação ativa na comunidade Brics, serão revisadas. Ele declara que a incorporação da Argentina como membro pleno a partir de 1º de janeiro de 2024 não é considerada oportuna.

Apesar disso, o presidente enfatiza o compromisso de seu governo em fortalecer os laços bilaterais com os Brics, particularmente no aumento do comércio e dos investimentos. Durante a campanha, Milei já havia expressado a intenção de não prosseguir com a entrada da Argentina no grupo, e após sua posse, ele reitera essa posição, marcando uma mudança de rumo na política externa argentina.

Paralelamente à decisão de sair dos Brics, o novo presidente também enviou um ofício à Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), comprometendo-se a acelerar os processos para a inclusão da Argentina no grupo. A OCDE, que reúne as economias mais avançadas, já aceitou as candidaturas de seis países, incluindo Argentina, para o processo de adesão, que geralmente leva de quatro a seis anos.

 

 

 

 

 

 

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.