Quinta-feira, 25 de abril de 2024
Política

Projeto de lei prorroga por mais dois anos desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia

Essa permissão foi introduzida há 10 anos e há pelo menos oito já alcança todos os setores hoje incluídos.

03/01/2022 18h30 | Por: Redação | Fonte: Agência Senado
Foto: Roque de Sá/Divulgação: Agência Senado

Bares, restaurantes, hotéis, empresas de turismo e academias de ginástica poderão ser incluídos na medida que prorrogou por até o fim de 2023 a desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia. É o que propõe o projeto de lei apresentado no dia 17 de dezembro pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB).

A desoneração da folha é um mecanismo que permite às empresas dos setores beneficiados pagarem alíquotas de 1% a 4,5% sobre a receita bruta, em vez de 20% sobre a folha de salários. Essa permissão foi introduzida há 10 anos e há pelo menos oito já alcança todos os setores hoje incluídos.

 

 

publicidade

De acordo com a legislação atual, ela se esgotaria em 31 de dezembro de 2022, mas a aprovação do PL 2.541/2021 — já enviado à sanção presidencial — prorroga o benefício por mais dois anos. O relator do projeto, senador Veneziano, explicou que não houve tempo para incluir os setores de alimentação, turismo e atividade física e garantir a renovação do instrumento antes do fim do ano, pois se o Senado tivesse feito mudanças, o texto voltaria para a Câmara.

Em seu argumento, o senador defende o estímulo fiscal como instrumento para o reaquecimento da economia, afetada pela crise da Covid-19, e classifica a desoneração da folha como uma medida simples em favor de setores que se destacam pela grande capacidade de criar postos de trabalho.

“A desoneração proposta já consta historicamente em nosso ordenamento para outros setores e mostrou-se importante para o fomento e a preservação do emprego nos momentos de crise vividos desde a sua implantação. Sua importância se dá na medida em que suaviza encargos que aumentam os gastos das empresas, especialmente das que utilizam grande volume de mão de obra”, afirmou.

 

 

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.