Segunda-feira, 24 de junho de 2024
Política

Vídeo: prefeito culpa falta de igrejas e presença de centros de matriz africana pela catástrofe no RS

Valdemar Baraúna (PP) disse que isso não agrada aos olhos de Deus

Balneário Barra do Sul - sc, 20/05/2024 12h40 | Por: Érik Borges
Foto: Reprodução

O prefeito catarinense de Balneário Barra do Sul, Valdemar Baraúna (PP), culpou a falta de igrejas e a presença de centros de matriz africana pela catástrofe no Rio Grande do Sul, que deixou centenas de morots e mais de 600 mil pessoas desabrigadas. 

Segundo ele, o Rio Grande do Sul é o estado com menos igrejas e com mais centros (de matriz africana). E isso estaria desagradando ao olhos de Deus. "Será que Deus não está chamando eles para uma responsabilidade? Lá na frente nós vamos entender", pontua Baraúna. 

Racismo religioso

Segundo especialistas, esses quatro exemplos recentes de comportamento atendem pelo mesmo nome: racismo religioso. Trata-se do ataque a pessoas negras pelo simples fato de seguirem a umbanda, o culto de Ifá ou qualquer outra religião afro-brasileira, como o candomblé, o batuque, a encantaria, a jurema, o nagô-vodun, o tambor de Mina, o terecó, o xangô e o xambá.

A violência pode se materializar de maneiras ainda mais explícitas e cruéis. Não são raros os casos de pessoas insultadas e atacadas na rua e terreiros fechados pela hostilidade da vizinhança, expulsos de favelas pelo fuzil dos narcotraficantes ou milicianos e até reduzidos a cinzas por incêndios criminosos.

O racismo religioso continuará protagonizando o noticiário nos próximos dias, já que 21 de março, por força de lei (Lei 14.519), é o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé. A ideia é que a data comemorativa motive a cada ano debates, esclarecimentos e propostas de solução.

Veja o vídeo:


 

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.