Nas últimas semanas a desobrigação do uso de máscaras em ambientes abertos tem virado assunto e gerado polêmicas no Estado.
Em entrevista a Matheus Aguiar para o Jornal da Rádio Cidade desta quarta-feira (27) o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro fala sobre a liberação do uso de máscaras em Santa Catarina. “Hoje nós estamos ainda sob a influência de uma legislação federal que determina a obrigatoriedade do uso de máscaras, mas nós já estamos discutindo que, em breve, o Estado deve decretar essa desobrigação ou tornar facultativo em ambientes abertos a partir da revogação da lei federal”, destaca o secretário.
Ele ainda lembra que, apesar das discussões e planejamentos sobre a liberação, o Estado, desde março do ano passado, enfrenta a situação de forma pautada na ciência e nas discussões dos momentos do cenário epidemiológico e que, assim sendo, segue as vigências da lei federal. “Nós temos uma legislação muito clara que não pode ser flexibilizada por estados e municípios, ela pode ser mais restritiva. Essa é a regra do jogo desde o início da pandemia, acho que já deu tempo suficiente para os gestores entenderem isso”, enfatiza André Motta.