SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Aprenda a acumular milhas >FAZER O CURSO!
Domingo, 25 de fevereiro de 2024
Saúde

"Vacina contra o HPV previne oito tipos de cânceres", diz ginecologista

Uma infecção sexualmente transmissível causada pelo Papilomavírus Humano (HPV), que é altamente infeccioso e facilmente transmitido

Brasil, 18/11/2021 10h10 | Por: Isadora Zarbato | Fonte: Rádio Cidade Tubarão
Foto: Agência Brasil/Divulgação

O HPV é a abreviação em inglês para papilomavírus humano. Essa infecção sexualmente transmissível muitas vezes não causa sintomas. Um estudo publicado na revista científica The Lancet, na Inglaterra, apontou a queda de quase 90% nos casos de câncer de colo de útero entre vacinadas contra HPV, gerou uma onda de otimismo e confiança na imunização.

Na pesquisa, feita na Inglaterra com dados de mulheres de 20 a 64 anos coletados entre 2006 e 2019, foram analisados os impactos do imunizante entre as vacinadas e não vacinadas contra o HPV.

 

publicidade

"A vacina do HPV é uma prevenção para oito tipos de cânceres, dentre eles o de colo de útero. Meninas de nove a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos têm direito à vacina, gratuitamente, pelo SUS. Já as mulheres que têm imunossupressão, entre outras doenças, podem se vacinar até os 45 anos pelo SUS, já os homens até os 26 anos ", relata a ginecologista Graziela Porto.

A médica ainda relata que mulheres e homens devem tomar a vacina e que são realizadas divididas em duas ou três doses, dependendo da idade do paciente. Essa é a infecção sexualmente transmissível (IST) mais comum no mundo. Estima-se que 25% a 50% das mulheres e 50% dos homens no mundo já tenham contraído algum tipo de HPV. Mas não custa reforçar: a maioria dessas pessoas não manifesta sintomas.

 

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.