Quinta-feira, 18 de abril de 2024
Saúde

Anticoncepcional masculino em fase de teste em humanos

Durante testes com camundongos, um contraceptivo voltado para homens apresentou 99% de eficácia sem causar efeitos colaterais observáveis

Criciúma - SC, 11/05/2022 14h39 | Por: Redação | Fonte: Rádio Cidade Em Dia
Foto: Ernesto Ramos

O primeiro anticoncepcional masculino está cada vez mais próximo de se tornar uma realidade. Durante testes com camundongos, um contraceptivo voltado para homens apresentou 99% de eficácia sem causar efeitos colaterais observáveis.

Os resultados do estudo, conduzido pela Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, representam um grande avanço no desenvolvimento de um método contraceptivo masculino efetivo e seguro.

O objetivo do grupo de pesquisadores era desenvolver um anticoncepcional que evitasse danos colaterais. Isso porque a maioria das pílulas testadas clinicamente possuem o hormônio sexual masculino testosterona, que pode gerar ganho de peso, depressão e aumento dos níveis de LDL (colesterol ruim), o que potencializa o risco de doenças cardíacas.

O coordenador do curso de biomedicina na Unesc, Emanuel Souza, participou do programa Cotidiano desta quarta-feira (11) e comentou sobre o estudo.

 

publicidade

 

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.