SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Aprenda a acumular milhas >FAZER O CURSO!
Sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024
Saúde

Campanha Dezembro Vermelho em Tubarão: "Atendemos 1100 pacientes", diz coordenadora do Caes

Durante todo o mês, a Fundação Municipal de Saúde de Tubarão reforça a Campanha Dezembro Vermelho, em alusão à luta contra a AIDS. Atualmente, são acompanhadas cerca de 1100 pessoas portadoras do HIV.

Tubarão, 04/12/2021 11h44 | Atualizada em 04/12/2021 11h59 | Por: Lara Silva | Fonte: Rádio Cidade Tubarão
Foto: Rádio Cidade Tubarão

Dados divulgados pelo Governo Federal apontam que, atualmente, 694 mil brasileiros estão em tratamento contra o HIV, o vírus da AIDS. Somente em 2021, 45 mil novos pacientes iniciaram a terapia antirretroviral. Com isso, o tratamento já chega a 81% das pessoas diagnosticadas com HIV em todo o país. Em Tubarão, são 1100 pessoas em acompanhamento pela Fundação Municipal de Saúde. De acordo com Débora Vandresen, coordenadora do Caes, Centro de Atendimento Especializado em Saúde, essa é a maior demanda da equipe. "O nosso serviço já recebe a pessoa com o diagnóstico, para iniciar o acompanhamento. Dos 1100 atendidos, não são todos de Tubarão, uma média de 800. Como somos referência, atendemos pessoas de outros municípios. A pessoa pode escolher onde quer fazer o tratamento", explica.

 

publicidade

Em alusão ao Dia Mundial da Luta contra a AIDS, o município aderiu à Campanha Dezembro Vermelho, que prevê ações de conscientização e prevenção. Débora explica que o objetivo deste ano é divulgar a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV, chamada de PrEP, prevista para iniciar no início de 2022 em Tubarão. "A PrEp é mais uma estratégia do Ministério da Saúde, para tentar diminuir a infecção pelo HIV. A pessoa faz o uso da medicação antes de se expor e fica protegida. Tem algumas populações elegíveis para esse tipo de atendimento: profissionais do sexo, homens que fazem sexo com homens e aqueles casais em que um tem HIV e o outro não. Programamos, também, algumas ações junto com uma ONG que trabalha com esses profissionais do sexo, a fim de oferecer teste rápido, levar os insumos de prevenção e divulgar a PrEp, porque essa população tem uma prevalência do HIV acima da média geral", acrescenta.

Grande parte dos pacientes com HIV atendidos e acompanhados, hoje, pelo Caes de Tubarão é homem. Quem quiser fazer os testes, pode procurar, durante todo o ano, qualquer Unidade Básica de Saúde do município.

 

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.