SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Segunda-feira, 29 de novembro de 2021
Saúde

Capivari de Baixo libera 398 exames de mamografia e ultrassonografia às capivarienses

Nas mulheres, os tumores mais comuns são de mama (29,5%), colorretal (9,4%) e colo do útero (8,1%). Em Capivari de Baixo, de fevereiro até setembro, a prefeitura liberou 398 exames de mamografia e ultrassonografia às capivarienses

Capivari de Baixo, 30/09/2021 08h46 | Por: Isadora Zarbato | Fonte: Prefeitura de Capivari de Baixo
Foto: Prefeitura de Capivari de Baixo/Divulgação

O novo mês começa nesta sexta-feira (1º), e é um dos mais movimentados na área da saúde, justamente devido à campanha internacional Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, o de maior incidência e o mais fatal entre as mulheres. Antecipando a data, a Prefeitura de Capivari de Baixo, por meio da Secretaria de Saúde e Regulação, conseguiu liberar, entre os meses de fevereiro e esta terça-feira (28), um total de 398 exames de mamografia e ultrassonografia às capivarienses.

O prefeito Dr. Vicente Costa comemora o feito e orienta também para que as pacientes façam o chamado autoexame, movimentos bem simples que podem ser feitos em casa na frente de espelhos. A própria equipe técnica de qualquer posto de saúde pode ensinar o procedimento. “Quanto mais cedo descobrir este tipo de tumor, melhor e maior eficácia haverá na recuperação. A prevenção é o foco da saúde. Estamos com uma equipe muito empenhada na Secretaria e na Regulação, esta última coordenada pela médica Ana Paula (da Conceição Vieira)”, reconhece o gestor.

Dr. Vicente sublinha que os credenciamentos com hospitais, clínicas e especialistas têm ganhado destaque na saúde pública da cidade, visto que houve um avanço significativo em diversas áreas para que filas de espera pudessem ser zeradas ou que se chegasse próximo a isso. “Esses exames estavam entre as grandes demandas da pasta”, complementa.

publicidade

O diagnóstico precoce de lesões malignas é de suma importância. Além das mamografias, o município também tem, no seu corpo técnico médico, ginecologista credenciado que também faz, após encaminhamento via unidade de saúde, o atendimento para casos referentes ao câncer de mama.

De acordo com a secretária de Saúde do município, Andréa Paes, há um convênio com o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), no qual as mulheres que possuem seu diagnóstico são rapidamente atendidas pela Unidade Oncológica (Unionco) da instituição, fazendo todo seu tratamento pela rede do sistema público. “Vamos intensificar as ações preventivas no mês do Outubro Rosa”, resume.

OUÇA NOSSAS RÁDIOS

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
48 3045.5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.