No dia 20 a cidade terá um dia de multivacinação. Outro destaque vai para a vacina BCG, que a pasta de saúde já está com um cronograma de imunização de crianças
Visando melhorar a qualidade de vida dos munícipes, Capivari de Baixo conta com diversas ações para cumprir o objetivo. No dia 20 de agosto, a cidade terá o dia de multivacinação, como destaca o secretário de Saúde, Everson Martins. “Nesse dia vamos oferecer todas as doses disponíveis no calendário vacinal. As unidades de saúde abertas serão a Centro II, Três de Maio e Caçador”, destaca.
Com redução no fornecimento de doses da BCG, estados fazem racionamento da vacina. Segundo Ministério da Saúde, a situação de instabilidade no repasse do imunizante deve durar sete meses. A BCG é uma das primeiras vacinas dada a recém-nascidos e previne contra a tuberculose.
A situação de instabilidade, segundo o ministério, deve se estender pelos próximos sete meses. Apesar de nenhum estado ter alegado que há falta da vacina. Segundo o secretário, o frasco da vacina BCG é multidose e, após aberto, é necessário utilizar todo o conteúdo em até seis horas. “Temos um dia específico para esta vacina, justamente para não a desperdiçar”, complementa.
De acordo com o DataSUS, até agora, o Brasil atingiu 41,3% da cobertura vacinal da BCG em 2022. Os dados publicados na edição mais recente do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde mostram que cerca de 68 mil pessoas adoeceram por tuberculose em 2021.
O coeficiente de incidência da tuberculose no Brasil é de 32 casos por 100 mil habitantes. O Brasil faz parte da lista de países prioritários para o enfrentamento à doença pela Organização Mundial de Saúde (OMS).