SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Segunda-feira, 29 de novembro de 2021
Saúde

Cem mil catarinenses não estão vacinados: "Muito se deve ao atraso no registro", afirma DIVE/SC

Santa Catarina tem 341 mil pessoas que não voltaram para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Além disso, cerca de 100 mil pessoas não estão imunizadas com a primeira

Santa Catarina, 27/09/2021 08h18 | Por: Lara Silva | Fonte: Rádio Cidade Tubarão
Foto: Governo de Santa Catarina/Divulgação

Embora Santa Catarina apresente bons números em relação à vacinação contra a Covid-19, o Estado registra mais de 340 mil pessoas que não voltaram completar o esquema vacinal. Além dessas, aproximadamente cem mil adultos, com 18 anos ou mais, sequer tomaram a primeira dose do imunizante. Para Eduardo Macário, superintendente de Vigilância em Saúde, esses dados significam uma preocupação para todos os catarinenses. "Consideramos um grande risco, tanto individual quanto coletivo, já que as pessoas que só tomaram a primeira dose não estão completamente imunizadas. Elas estão sob risco de apresentarem formas graves e até mesmo evoluírem para a morte por coronavírus", lamenta.

publicidade

A Secretaria de Estado da Saúde está orientando os municípios para que estabeleçam estratégias de busca ativa para localizar e vacinar as pessoas que, por algum motivo, já tenham sido chamadas para a vacinação, mas ainda não tenham se vacinado ou não tenham retornado para tomar a segunda dose. No entanto, Macário admite que boa parte desse número pode se dar devido ao atraso do registro por parte dos municípios. Segundo o superintendente, a força-tarefa de vacinação precisa acontecer em paralelo ao registro mais rápido de doses aplicadas. "Nós consideramos que os números são positivos, mesmo com todo esse atraso, considerando que já temos mais de 40% da população vacinada com a segunda dose. Mas esse número poderia ser muito maior se os municípios acelerassem o processo de registro no sistema de informação", garante.

Apesar dos números preocupantes, a Unidade Descentralizada de Vigilância Epidemiológica de Tubarão é a única que cumpriu a vacinação da população adulta. Todos os 18 municípios finalizaram o cronograma previsto para este grupo.

OUÇA NOSSAS RÁDIOS

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
48 3045.5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.