Segunda-feira, 24 de junho de 2024
Saúde

Conheça os benefícios da espinheira-santa

Ela é uma planta medicinal brasileira

Criciúma - SC, 18/05/2024 11h29 | Por: Érik Borges
Foto: Divulgação UFSC

A Espinheira-santa é uma árvore de pequeno porte ou arbusto grande, cresce até 5 metros de altura, porém no interior da Mata Atlântica pode alcançar 10 metros de altura, com copa arredondada e densa, ciclo de vida longo, nativa da região Sul do Brasil.

Apresenta folhas com textura semelhante a couro, alternadas, brilhantes e com espinhos nas bordas. As flores são pequenas, de cor amarelada. Os frutos são cápsulas
ovoides, de cor vermelha, contendo 1 a 2 sementes de cor preta.

A espinheira-santa é uma planta medicinal brasileira, amplamente utilizada na medicina popular no tratamento de gastrite e indigestão. Utilizada há séculos pelos
índios no Brasil, Peru, Argentina e Paraguai especialmente no tratamento de úlcera, indigestão, gastrites, dores de barriga e cicatrizante.

Descrita pela primeira vez em 1725, e em 1922 ganhou destaque a partir dos estudos do professor Aluízio Franca, da Faculdade de Medicina do Paraná, que observou
resultados positivos ao utiliza-la no tratamento de pacientes com úlcera gástrica. Presente na 4ª e na 5ª edição da Farmacopeia Brasileira (FB). Em 2011 foi incluída no Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira (FFFB, 1ª ed.).

Atualmente a Espinheira-santa consta na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) e na lista de produtos tradicionais fitoterápicos de registro simplificado da RDC.

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.