SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

A concorrência cresce no digital e sua empresa não tem presença online?EVOLUA!
Segunda-feira, 15 de agosto de 2022
Saúde

Conversa Com a Nutri: influências da alimentação no trato da candidíase

Açúcares, carnes processadas e alimentos ricos em carboidratos são alguns dos alimentos que podem ser responsáveis pela proliferação de fungos

Criciúma - SC, 26/07/2022 16h05 | Atualizada em 26/07/2022 16h05 | Por: Redação | Fonte: Rádio Cidade Em Dia
Foto: Istock

A candidíase vaginal consiste em uma infecção que acomete a vagina e é causada por um fungo, o Candida, com seus distintos subtipos. Contudo, a doença também pode afetar o esôfago e garganta, sendo que essa não é uma condição somente transmitida sexualmente. No geral, fungos se aproveitam de ambientes úmidos e escondidos, como dobras da pele e mucosas e escolhem esses pontos para se proliferar, causando sintomas diversos, tais como, a coceira intensa e ardor na região vaginal. A doença é considerada uma das mais comuns entre as mulheres em idade reprodutiva e é menos frequente antes da puberdade e após a menopausa.

Todavia, muitas mulheres desconhecem o fato de que, os alimentos consumidos tem ligação direta com esse problema. Açúcares e frutas com alto índice glicêmico, como banana, manga e caqui, Carnes processadas (presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela, peito de peru), alimentos enlatados, bebidas alcoólicas e café em excesso também não são bem-vindos e alimentos ricos em carboidratos, como farinha branca e seus derivados (como as massas) e arroz branco, quando são digeridos, liberam glicose em abundância, ajudando na proliferação dos fungos.

A alimentação equilibrada fornece todos os nutrientes que o organismo precisa para garantir o bom funcionamento do sistema imunológico e, contudo, proteger o corpo de possíveis invasores ou doenças. No Conversa com a Nutri desta terça-feira (26), a nutricionista Glaucia Coelho fomentou as principais características da doença e elencou dicas de alimentos que precisam ser evitados.

 

publicidade

 

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.