Quarta-feira, 24 de abril de 2024
Saúde

Conversa Com a Nutri: mês de maio é marcado pela conscientização sobre a doença celíaca

No quadro desta terça-feira (24), a nutricionista Glaucia Coelho comentou sobre a importância da prevenção da doença

Criciúma - SC, 24/05/2022 17h33 | Por: Redação | Fonte: Rádio Cidade Em Dia
Foto: Pixabay

Maio é o Mês de Conscientização da Doença Celíaca. Estima-se que cerca de 1% da população mundial tenha a doença e que no Brasil, cerca de 2 milhões de pessoas sofram deste problema. A doença celíaca é uma condição autoimune (quando células de defesa agridem de maneira errada células do próprio organismo), que ocorre em pessoas que possuem predisposição genética, havendo uma reação inflamatória no intestino delgado em resposta ao glúten. O glúten é a principal fração proteica do trigo, centeio e cevada, e está presente em alimentos como bolos, biscoitos, massas e pães.

A inflamação que ocorre no intestino leva à dificuldade de absorção de nutrientes e consequente desnutrição, e pode levar a problemas maiores como câncer de intestino, anemia e osteoporose, caso não tratada. Pessoas que tenham um parente de primeiro grau (pais, irmãos) com doença celíaca, tem maior chance de desenvolver a doença. Além disso, doenças como alterações da tireoide e diabetes mellitus tipo 1 estão associadas. Os sintomas podem variar, mas no geral consistem em diarreia crônica, desconforto abdominal, perda de peso e anemia.

 

publicidade

 

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.