Sexta-feira, 19 de abril de 2024
Saúde

Coronavírus em SC: Estado lança nota de alerta sobre a nova variante Ômicron

Nota pede alerta para o fortalecimento das medidas de prevenção diante da nova variante do coronavírus no mundo.

Florianópolis - SC, 01/12/2021 07h30 | Por: Redação | Fonte: DIVE
Imagem Ilustrativa / Freepik

A Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (SUV), lançou nesta terça-feira (30) uma nota de alerta para o fortalecimento das medidas de prevenção diante da nova variante de preocupação Ômicron do coronavírus no mundo.


A nota traz uma série de medidas que devem ser adotadas pelas equipes de vigilância sanitária e epidemiológica, serviços de saúde e população em geral. Entre as principais orientações está a organização de estratégias de preparação e resposta frente a uma possível nova onda de casos e intensificação de vacinação. E para a população em geral, o alerta é para manter as medidas de prevenção como uso de máscaras, evitando aglomerações e ambientes com pouca ventilação e lavagem das mãos, além de buscar finalizar o esquema vacinal.


De acordo com o Superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, independentemente do tipo de variante do coronavírus, recomenda-se a adesão da população à vacinação contra a COVID-19. “É importante que todos compreendam o risco que a transmissão do coronavírus causa. Felizmente, as vacinas são eficazes e protegem contra as formas graves da doença. Portanto, compareçam aos locais de vacinação, principalmente os idosos que devem completar o esquema vacinal e tomar a dose de reforço. Lembrando que apenas com o esquema vacinal concluído a imunização tem o seu efeito, e as pessoas estarão protegidas”, afirma Macário.

 

 

publicidade

A nota destaca ainda toda a estrutura disponível hoje em Santa Catarina, para o monitoramento do sequenciamento genético das amostras de SARS-CoV-2. Hoje o Estado conta com uma rede de laboratório parceiros que fazem periodicamente esse tipo de análise, fundamental para identificação e monitoramento da circulação dos vírus respiratórios, bem como as mutações e aparecimento de variantes, como a variante denominada Ômicron, linhagem B.1.1.529, identificada recentemente na África do Sul. Até a semana epidemiológica 48, Santa Catarina tem 1.561 sequenciamentos realizados, destacando-se 640 Gama (P1) e 517 Delta.

Veja a nota na íntegra, no link abaixo:


http://www.dive.sc.gov.br/index.php/noticias-todas/385-coronavirus-em-sc-estado-lanca-nota-de-alerta-sobre-a-nova-variante-de-preocupacao-omicron

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.