Terça, 23 de abril de 2024
Saúde

Depressão e alimentação: os impactos sobre a saúde

No quadro Conversa Com a Nutri desta terça-feira (10), a nutricionista Glaucia Coelho elencou os principais alimentos que auxiliam no estresse

Criciúma - SC, 10/05/2022 17h18 | Por: Redação | Fonte: Rádio Cidade Em Dia
Foto: Pixabay

O ser humano é um grande e complexo sistema bioquímico. Nossas células são compostas por substâncias e dependem da interação com muitos outros elementos para seu funcionamento perfeito. Quando entendemos esse princípio, percebemos o quanto o que comemos interfere na nossa saúde e, consequentemente, é possível estabelecer também uma relação entre depressão e alimentação.

Uma pesquisa realizada na Grã-Bretanha analisou os hábitos de 200 pessoas. Em 88% dos casos, a mudança na dieta amenizou sintomas de transtornos mentais como ataques de pânico, ansiedade e depressão. A partir desse estudo, os pesquisadores classificaram os alimentos entre “promotores do estresse”, que pioram o funcionamento da mente, e “promotores do (bom) humor”, que melhoram nosso estado mental.

Porém, é importante destacar que os alimentos promotores do humor não são, necessariamente, aqueles que nos provocam imediatamente a sensação de bem-estar. Açúcar, cafeína, chocolate e álcool, por exemplo, que geralmente são usados para relaxar, proporcionar conforto ou aliviar os sintomas de TPM, são os principais promotores do estresse.

 

publicidade

 

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.