Aprenda a acumular milhas >FAZER O CURSO!
Sexta-feira, 29 de março de 2024
Saúde

Descarte de antibióticos no meio ambiente traz riscos para a saúde mundial

Sem uma ação imediata, de acordo com o levantamento, essas infecções poderão causar até 10 milhões de mortes por ano até 2050

Criciúma - SC, 04/05/2022 14h26 | Por: Redação | Fonte: Rádio Cidade Em Dia
Foto: Pixabay

A população mundial está cada vez mais exposta à água contaminada por antibióticos, segundo relatório divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), da ONU. O documento alerta que 90% dos antibióticos são lançados no meio ambiente ainda como substâncias ativas, por meio de esgotos ou por defecação a céu aberto. Os microrganismos resistentes a medicamentos presentes na água podem provocar outra pandemia, segundo a Organização.

O relatório da ONU pontua que quanto mais os microrganismos são expostos aos produtos farmacêuticos, maior é a capacidade de adaptação e resistência a eles. Em 2019, as infecções que apresentaram resistência a antibióticos foram associadas a morte de mais de 1 milhão de pessoas. Sem uma ação imediata, de acordo com o levantamento, essas infecções poderão causar até 10 milhões de mortes por ano até 2050.

De acordo com a pesquisa, existem diversos fatores que fazem a resistência antibiótica se desenvolver no solo e na água, como os resíduos de centros de saúde, o saneamento precário, efluentes da fabricação farmacêutica, liberação da produção animal; e o uso de antimicrobianos e esterco na produção agrícola. Esses antibióticos também são comumente lançados no meio ambiente nos lixos das residências e dos hospitais, o que afeta a biodiversidade e o ecossistema, segundo o relatório.

A coordenadora do curso de Farmácia da Unesc, Silvia Dal Bó, participou do programa Cotidiano desta quarta-feira (04) e alertou para o descarte correto dos antibióticos.

 

publicidade

 

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.