Quarta-feira, 19 de junho de 2024
Saúde

Equoterapia em Laguna: "Um sonho antigo", admite secretária de Saúde

O método terapêutico e educacional é realizado com cavalos e abrange saúde, educação e equitação

Laguna - SC, 23/12/2021 14h40 | Por: Redação | Fonte: Prefeitura de Laguna
Foto: Divulgação/PML

Tratamento com equoterapia, método terapêutico e educacional com cavalos, passou a ser ofertado pela Secretaria Municipal de Saúde de Laguna. Abrangendo saúde, educação e equitação, o método auxilia no desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência.

O objetivo do serviço gratuito no município é proporcionar atendimento para pacientes que possuem Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno Opositor Desafiador (TOD) e Transtorno de Espectro Autista (TEA). A atividade é realizada no espaço EQUO Sonhos.

 

 

publicidade

Para a secretária de Saúde de Laguna, Gabrielle Siqueira, essa conquista é um sonho antigo enquanto gestora. "A gente conseguiu colocar em prática, conhecendo o projeto desde o início deste ano e agora conseguimos terminar os trâmites legais e ofertar à população", explica.

Os pacientes são encaminhados pelas Unidades de Saúde para o Centro de Referência, que é o NASF. A triagem é feita pelos próprios profissionais que atendem na equoterapia. O público-alvo, hoje, são os alunos da rede municipal de ensino, que apresentam laudo e solicitação para equoterapia. "Eles são atendidos por um terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e equitador. Os atendimentos acontecem em sessões semanais de 30 minutos. Para todos terem a oportunidade de participar, temos um limite de 15 participantes", acrescenta.

O serviço é considerado complementar aos tratamentos dos pacientes com algum tipo de deficiência, TDAH, TEA, entre outros. "Proporciona desenvolvimento das potencialidades, respeitando os limites e auxiliando na terapia tradicional. Além disso, minimiza os sintomas das patologias. Os pacientes que realizam a equoterapia têm uma evolução muito grande no seu quadro", finaliza.
 

 

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.