Braço do Norte, Garopaba, Grão-Pará, Gravatal, Jaguaruna, Orleans, Pescaria Brava, Santa Rosa de Lima, São Ludgero e São Martinho, são os municípios da região que apresentam os dados positivos.
Uma pesquisa da Universidade Federal de Viçosa (MG), aposta que pelo menos 10 municípios da região sul de Santa Catarina, não registram mortes por Covid-19 no mês de setembro. Os dados foram levantados pelo pesquisador da Universidade, Wesley Cota, e revelaram que, 166 das 295 cidades catarinenses não tiveram registros de mortes pela doença no último mês.
São Martinho, Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima não possuem registros de mortes desde o mês de agosto. Já em Braço do Norte, o último óbito ocorreu em 18 de julho. Esses resultados refletem principalmente o sucesso do avanço da vacinação. No Estado, mais de 70% da população já está vacinada com a primeira dose, e mais de 40% com a segunda.
Para o Estado que já chegou a uma marca de 19.374 óbitos pela doença, com uma taxa de letalidade de 1,62%, a notícia traz a esperança de que, aos poucos, a doença está sendo controlada. Contudo, especialistas ainda alertam que, apesar dos números positivos, a pandemia ainda não acabou e que ainda é necessário seguir todas as normas de segurança sanitárias para evitar que as taxas voltem a subir.