Sexta-feira, 24 de maio de 2024
Saúde

Febre Amarela em SC: "As pessoas precisam procurar a vacina contra a doença", afirma DIVE

Começa neste quarta-feira e segue até sexta-feira, a oficina de preparação para o período sazonal da febre amarela, promovida pelo Ministério da Saúde

Santa Catarina, 06/10/2021 09h07 | Por: Redação | Fonte: DIVE/SC
Foto: Governo de Santa Catarina/Divulgação

Entre os dias 5 e 8 de outubro, a equipe da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina participa, junto com outros Estados do Brasil, do curso preparatório para o período sazonal da febre amarela, que vai de dezembro a maio. Promovida pelo Ministério da Saúde, a capacitação visa discutir sobre a situação da doença e a intensificação de ações para serem realizadas nos próximos meses.

O diretor de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, João Augusto Fuck, explica que outras instituições parceiras também estão no curso, como Universidades e a própria Fiocruz, por exemplo. "A ideia é fazer uma análise do cenário epidemiológico, da circulação do vírus no país, bem como criar estratégias e propostas para intensificar as ações. Lembrando que o Estado vem registrando casos de Febre Amarela, desde de 2019, casos contraídos no território catarinense", lembra.

publicidade

A ocorrência sazonal da febre amarela acontece quando as condições ambientais, climáticas e epidemiológicas são favoráveis à transmissão. "Entre as principais ações voltadas ao controle da doença estão a notificação dos macacos encontrados mortos e doentes, já que são eles que sinalizam a presença do vírus e a vacinação, que é fundamental", acrescenta.

A melhor maneira de prevenir a febre amarela em humanos é através da vacinação. O estado é área de recomendação para vacinação desde o segundo semestre de 2018. Atualmente, a cobertura vacinal é de 79,52%. O ideal, segundo o Ministério da Saúde, é que 95% do público-alvo esteja imunizado contra a doença para evitar surtos.

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.