O médico otorrinolaringologista, Afonso Ravanello Mariante, participou do programa Cotidiano desta quarta-feira (03) e salientou as principais diferenças entre os sintomas
É comum ter dúvidas quanto a diferença entre gripe e rinite. Aliás, resfriado também entra nessa caixinha de problemas com sintomas parecidos e que podem incomodar bastante no dia a dia. O médico otorrinolaringologista, Afonso Ravanello Mariante, participou do programa Cotidiano desta quarta-feira (03) e salientou as principais diferenças entre os sintomas.
A gripe tem como principais características a febre acima de 38ºC, as dores musculares e de cabeça e o cansaço. Para o tratamento da gripe, recomenda-se repouso, alimentação balanceada e ingestão abundante de líquidos. Também existe uma medicação específica contra o vírus que diminui a chance de complicações.
O resfriado é o que possui os sintomas mais leves e geralmente com tratamentos rápidos. O principal sintoma é a obstrução nasal e em alguns casos o paciente apresenta febre baixa ou dores musculares.
Ao contrário da gripe e do resfriado, a rinite não faz com que os pacientes apresentem desconfortos como dores musculares e de cabeça, febre e indisposição, mas o nariz entope, coça, espirra e sai coriza. Esses sintomas são manifestados após contato com alguma substância que provoca a alergia, ou por mudanças bruscas na temperatura.