Município vai trabalhar agora para o credenciamento do serviço ao no SUS, para que o Hospital Azambuja seja referência no Estado.
Foi inaugurado na noite desta terça-feira (19) o setor de Hemodinâmica do Hospital Azambuja, em Brusque. Segundo o secretário de saúde municipal Osvaldo Quirino de Souza, o serviço será referência no Estado. “Um fato histórico na nossa cidade, e inédito para o hospital Azambuja, a aquisição dessa tecnologia de ponta, de última geração, e que vai beneficiar uma gama enorme de pacientes”.
Agora o município começa o para que serviço seja credenciado ao Sistema Único de Saúde (SUS), para que toda a população tenha acesso. “Vamos buscar o credenciamento desse serviço pelo SUS, para que possamos oferecer ao maior número de pessoas possíveis, pois sem isso a tecnologia não vale, ela é importante, salva vidas, mas ela precisa ser ofertada a todos”, explica.
A Hemodinâmica é o setor capaz de realizar exames diagnósticos e tratamentos da imensa maioria das doenças cardiovasculares; incluindo as doenças das artérias coronárias, doenças miocárdicas, doenças congênitas e arritmias cardíacas, além de tratamentos de várias destas patologias principais como o infarto agudo do miocárdio, angina pectoris, doenças da válvula mitral e da válvula aorta, aneurismas cerebrais, implante de marcapasso, ablação de arritmias e outras doenças vasculares. Para se ter ideia da importância do setor para a região, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, cerca de 400 mil pessoas morrem no Brasil por ano, em decorrência de doenças do coração. Esse número corresponde a 30% de todas as mortes registrada no país. Hoje, cerca de 14 milhões de brasileiros tem algum doença no coração.
Campanha do empresariado
A instalação do serviço de Hemodinâmica do Hospital Azambuja foi possível por meio de uma campanha de arrecadação entre empresários da cidade e da região, realizada no início de 2019. No total foram cerca de R$ 5,5 milhões em doações e também de recursos do próprio hospital.