Quarta-feira, 19 de junho de 2024
Saúde

Hospital Marieta se manifesta após divulgação de protocolo e alerta para H3N2

Em nota enviada pela assessoria de imprensa, o Hospital diz que o documento tem como objetivo tornar a unidade de saúde preparada para eventual aumento na demanda por pacientes com Influenza A H3N2.

Itajaí - SC, 22/12/2021 13h41 | Por: Redação | Fonte: Hospital Marieta
Foto: Prefeitura de Itajaí

Desde a semana passada circula pela internet um documento interno do Hospital Marieta Konder Borhausen, de Itajaí, que relata o aumento de casos da Influenza H3N2 e os protocolos para tratamento da doença. Nesta terça-feira (21) a unidade de saúde se pronunciou sobre o ofício. 

Em nota enviada pela assessoria de imprensa, o Hospital diz que o documento emitido pela Comissão de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH) e Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital Marieta tem como objetivo tornar a unidade de saúde preparada para eventual aumento na demanda por pacientes com Influenza A H3N2, cuja cepa não está presente na vacina aplicada este ano.  Esta variante tem sido percebida em diferentes estados do país e já há casos confirmados na região. Serve de alerta para as equipes de trabalho, mas também para a comunidade. “Não é para assustar, mas deixar as pessoas atentas aos riscos e que tomem os cuidados necessários”, salienta o diretor técnico do Hospital Marieta, doutor Cristiano Alexandre Ferreira.

A nota diz ainda que o alerta interno é para que as equipes de frente coloquem no protocolo de atendimento de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave não apenas os testes para coronavírus, mas também para este tipo de Influenza. Como os sintomas podem ser parecidos, os dois departamentos internos optaram por antecipar as recomendações de trabalho.

Para a comunidade, o médico do Hospital Marieta explica que os cuidados para evitar este e outros tipos de gripe são parecidos com os cuidados atuais em meio à pandemia: lavar as mãos com frequência, não compartilhar objetos pessoais e fazer sempre a higienização, evitar tocar os olhos, boca e nariz, praticar exercícios físicos, preferir ambientes bem ventilados e continuar utilizando a máscara em locais fechados ou com grande concentração de pessoas. “Ao se cuidar, o cidadão também está cuidando do sistema público de saúde e fazendo bem ao próximo”, pondera o doutor Cristiano.

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.