SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Invista no posicionamento digital da sua empresa com o Estúdio SContime!CLIQUE AQUI
Terça, 24 de maio de 2022
Saúde

Hospital Ruth Cardoso já captou 50 órgãos para doação neste ano

O trabalho junto às famílias é desenvolvido pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT).

Balneário Camboriú - SC, 01/10/2021 09h30 | Por: Daiana Brocardo | Fonte: Assessoria de Imprensa PMBC
Imagem: Divulgação PMBC

De janeiro até ontem (30/09) foram captados no Hospital Municipal Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, 50 órgãos para doação. Foram 24 córneas, 17 rins e nove fígados, totalizando 50 órgãos doados.

O trabalho junto aos familiares dos pacientes doadores é feito pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), composta por seis enfermeiras. A unidade tem estrutura para captação de coração, fígado, rim, pâncreas, medula óssea, osso, pele, córnea e esclera do olho.

Segundo o diretor de enfermagem do hospital, Ricardo Brodersen, a negativa familiar para doação de órgãos ocorre por conta da incompreensão da importância do ato. "Doar órgãos é doar vida. O hospital trabalha a conscientização das famílias sobre a importância da doação de órgãos, tecidos e células, tirando todas as dúvidas a respeito do assunto. Assim, pretende incentivar as pessoas a adotarem a iniciativa", explica.

publicidade

A doação de órgãos é uma decisão da família, ato assegurado pela Lei nº 9.434, de 4 fevereiro de 1997, que institui a legalidade sobre a remoção de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplantes e tratamento, caso seja de livre vontade e autorizado pelo doador ou familiar responsável.

Leia mais

OUÇA NOSSAS RÁDIOS

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
48 3045.5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.