SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Aprenda a acumular milhas >FAZER O CURSO!
Sábado, 24 de fevereiro de 2024
Saúde

Hospital Universitário da UFSC desativa UTI Covid-19

A unidade tem suas funções encerradas devido à redução expressiva de casos graves da doença.

22/12/2021 17h50 | Atualizada em 22/12/2021 17h19 | Por: Beatriz Godoy Taveira | Fonte: UFSC
Foto: Divulgação/UFSC

Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh), integrante da Rede de Atenção à Saúde do Estado de Santa Catarina foi desativado na última segunda-feira (20). A UTI que chegou a ter 18 leitos e foi concebida para o atendimento aos pacientes com Covid-19, encerrou suas funções devido à redução expressiva de casos graves de pacientes infectados pela doença.

Aberta em março de 2020, a UTI Covid do HU-UFSC chegou a ter 494 pacientes internados em sua unidade. Já em março desse ano, o local contou com 53 pacientes e a taxa de mortalidade dos internados caiu de 27%, em 2020, para 20%, em 2021. Um comparativo mostra que dados da Associação de Medicina Intensiva Brasileira apontavam, na época, uma taxa de 50% nas UTIs da rede pública e 30% na rede particular. 

 

 

publicidade

A medida foi aprovada na Comissão Intergestores Regional, uma organização de instância colegiada entre os gestores municipais de Santa Catarina. Essa decisão tem sido adotada em outros hospitais do Brasil e ajuda a retomar o foco nos demais serviços assistenciais.

Apesar de desativado, o hospital ressalta a necessidade de manutenção de todas as medidas sanitárias de prevenção e orienta a comunidade a realizar a vacinação completa contra a covid-19. “O HU/UFSC deixa um legado nesse combate à pandemia e está preparado para retomar a sua estrutura pelo bem e interesse público”, acrescentou a direção da instituição.

 

 

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.