SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Aprenda a acumular milhas aéreas >FAZER O CURSO!
Segunda-feira, 04 de dezembro de 2023
Saúde

Itajaí está há quase três meses sem registrar novos casos de dengue

Só nesse ano foram registrados 362 casos de dengue no município.

Itajaí - SC, 13/10/2021 08h30 | Por: Redação | Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Itajaí
Foto: Divulgação Prefeitura de Itajaí

Depois de registrar mais de 360 casos de dengue nesse ano, Itajaí está há dez semanas sem novos casos da doença. A informação foi divulgada após publicação do oitavo Boletim Epidemiológico de Vigilância entomológica do Aedes aegypti. O documento é divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Itajaí, por meio da Gerência de Controle de Zoonoses. Ele é utilizado para acompanhar, orientar e prevenir casos de dengue, chikungunya e zika vírus no município.

O boletim mostrou que do início do ano até agora foram confirmados 362 casos de dengue. Destes, 329 são autóctones, transmitidos dentro do município; 16 são importados, com transmissão fora do município; e 17 são indeterminados. O bairro São Judas apresentou o maior número de casos autóctones, sendo 93 identificados na localidade. Entretanto, Itajaí não registra casos novos de dengue há dez semanas – o último caso foi em 20 de julho de 2021.

Ainda conforme o relatório, entre 03 de janeiro e 02 de outubro foram identificados 988 focos do mosquito. O dado representa um aumento de 23% no número de focos em relação ao mesmo período em 2020, no entanto, houve redução de um bairro de contaminação.

O coordenador do Programa de Controle da Dengue, Lúcio Vieira, alerta a população que é preciso continuar com os cuidados para prevenir a presença do mosquito. A única forma é eliminando os criadouros, que são locais que possam acumular água limpa. Nesse período de chuva constante, os cuidados devem ser redobrados. "Pedimos ajuda da população para mantermos a cidade sem casos da doença. Se todos realizarem as atividades de prevenção semanalmente em sua casa, conseguiremos ter um verão tranquilo", ressalta.

 

publicidade

Em relação à febre de chikungunya, o município confirmou cinco casos da doença. Destes, dois foram transmitidos dentro de Itajaí e três foram importados de outras cidades. Além disso, não houve nenhuma confirmação de casos positivos de zika vírus na cidade.

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.